Ex-conselheiro de Trump, Steve Bannon deve se apresentar para cumprir pena por desacato ao Congresso até 1° de julho.

O ex-conselheiro de Donald Trump e guru da extrema direita internacional, Steve Bannon, foi ordenado pela justiça a se apresentar até o dia 1° de julho para cumprir pena de quatro meses de prisão por desacato ao Congresso. A condenação ocorreu devido à recusa de Bannon em depor à comissão da Câmara dos Deputados que investiga a invasão do Capitólio em janeiro de 2021, após a eleição de Joe Biden. Mesmo após ter seu recurso contra a condenação rejeitado, Bannon anunciou que está disposto a testemunhar, e seu julgamento por desacato ao Congresso está previsto para começar em 18 de julho.

Em outra notícia relevante, Fiona Harvey, advogada britânica, está processando a Netflix em US$ 170 milhões por conta da série “Bebê Rena”, que, segundo ela, contou “mentiras brutais” sobre sua vida. A advogada refuta a alegação de ter sido condenada a cinco anos de prisão e de ter agredido sexualmente o criador do programa, John Gadd, que também interpreta um personagem na série. A controvérsia em torno da veracidade dos eventos retratados na série têm causado alvoroço entre os telespectadores.

Em um tema mais tecnológico, o foguete da SpaceX, empresa de Elon Musk, realizou com sucesso seu primeiro pouso. O Starship, que é a maior nave espacial do mundo, pousou no Oceano Índico em seu quarto voo de teste. A nave está programada para transportar astronautas da Nasa para a Lua em 2026, e também para missões a Marte na próxima década. A bem-sucedida aterrissagem representa um avanço significativo nos planos de Musk de colonizar o planeta vermelho.

Por fim, a detenção de um consultor francês na Rússia sob acusação de espionagem tem gerado tensões entre os dois países. Laurent Vinatier, consultor da ONG suíça Humanitarian Dialogue, foi detido sob alegações de coletar informações sobre as atividades militares russas, crime que pode resultar em cinco anos de prisão. A detenção ocorreu durante as celebrações dos 80 anos do desembarque aliado na Normandia, que contou com a presença de líderes estrangeiros, mas não incluiu a participação do presidente russo, Vladimir Putin. As tensões entre França e Rússia têm aumentado devido ao forte apoio francês à Ucrânia. Macron anunciou que a França enviará caças Mirage a Kiev até o final do ano, em um movimento que pode agravar ainda mais as relações entre os países.

No âmbito político, a revista The Economist alerta para o avanço da extrema direita na Europa, enfatizando que as eleições para o parlamento europeu podem ter consequências negativas e bloquear a política em Bruxelas. A incerteza em relação ao futuro da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o risco de um vácuo político decorrente do avanço de partidos nacionalistas são destaques da análise. A revista também destaca o esforço de Von der Leyen em se aproximar de grupos moderados para garantir sua recondução ao cargo.

Em resumo, o cenário político, tecnológico e judicial internacional tem sido marcado por acontecimentos significantes que têm gerado repercussões e tensões em diversas esferas da sociedade. A partir desses acontecimentos, é possível observar as dinâmicas e desafios enfrentados atualmente no contexto global.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo