Estudantes paulistas realizarão Enem mesmo após tempestade deixar 3,7 milhões de clientes sem luz

Neste domingo (5), os estudantes paulistas são orientados a comparecerem normalmente nas escolas para realizar as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A tempestade que atingiu o estado de São Paulo deixou cerca de 3,7 milhões de clientes sem energia elétrica.

Após 24 horas sem luz, o fornecimento de energia foi normalizado para 1,7 milhões de clientes, representando 46% do total afetado. No entanto, mais de 2 milhões de pessoas ainda continuam sem energia elétrica. Infelizmente, o temporal resultou na morte de seis pessoas.

A capital paulista e pelo menos outras 40 cidades do estado ficaram sem luz e água na última sexta-feira (3) e no sábado (4) devido aos impactos do forte temporal.

Diante dessa situação, o governo federal garantiu que as concessionárias irão disponibilizar geradores nos locais de prova onde o fornecimento de energia elétrica não for restabelecido pelas redes de distribuição. Portanto, a orientação aos estudantes é que compareçam aos locais de prova no horário e local previamente estabelecidos pelo Ministério da Educação.

O Governo de São Paulo recebeu a garantia do Ministério de Minas e Energia, no final da tarde do último sábado, de que haverá fornecimento de energia elétrica em todas as escolas utilizadas para a realização do Enem. A gestão Tarcísio de Freitas informa que está em contato com as concessionárias de energia elétrica, que estão sob regulação federal, para reforçar a urgência na normalização do fornecimento de energia nos locais afetados.

O interior do estado também sofre com as consequências das fortes chuvas e rajadas de vento. Diversas cidades como Piratininga, Jundiaí, Sorocaba, Mairinque, Indaiatuba, Salto, Itu, Capela do Alto, Ourinhos, Avaré, Itapetininga, Bauru, Jaú, Piracicaba, Americana, Votorantim e a Baixada Santista estão sem energia neste sábado.

Nas redes sociais, moradores das cidades paulistas compartilharam fotos e vídeos da tempestade que atingiu a região. Há relatos de pessoas que estão sem energia elétrica desde às 15h de sexta-feira.

As concessionárias afirmam que estão trabalhando para restabelecer a energia nos municípios afetados. Segundo um relatório divulgado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), às 16h deste sábado, a concessionária Enel é a responsável pelo maior número de clientes sem energia.

A previsão da empresa é que a situação seja normalizada completamente somente na terça-feira. O diretor de distribuição da Enel, Vincenzo Ruotolo, afirmou que as regiões sul e oeste da concessão foram as mais impactadas. A prioridade será restabelecer a energia em hospitais, outros serviços de saúde e em 84 escolas que serão utilizadas para as provas do Enem neste domingo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo