Repórter São Paulo – SP – Brasil

Estado do Rio de Janeiro fecha todos os parques estaduais por tempo indeterminado devido à escalada de incêndios florestais

O governo do Estado do Rio de Janeiro enfrenta um grave problema com a escalada de incêndios que assolam a região nos últimos dias. Em função da situação crítica, todas os parques estaduais foram fechados por tempo indeterminado neste sábado, 14 de setembro.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros local, já foram contabilizados 139 incêndios florestais no Estado apenas neste sábado. No dia anterior, 333 focos de incêndio foram controlados, evidenciando a gravidade da situação. Atualmente, existem 60 ocorrências de fogo em vegetação sendo combatidas em território fluminense, com cerca de 1,1 mil militares mobilizados para o combate às chamas. Desde o início do ano, mais de 16,5 mil ocorrências de incêndios florestais já foram registradas.

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) detectou, via satélite, 109 focos de incêndio apenas na última sexta-feira, marcando a pior medição de setembro até o momento. Com o acumulado do ano, 2024 já se configura como o pior ano em sete anos no que diz respeito aos incêndios florestais, demonstrando a gravidade da situação.

As altas temperaturas e o tempo seco têm contribuído para a propagação dos incêndios, que ameaçam a flora e a fauna da região. O fechamento dos parques estaduais visa garantir a segurança dos frequentadores e evitar que as chamas se alastrem ainda mais. O trabalho das equipes de combate ao fogo é fundamental nesse momento de crise ambiental.

Sair da versão mobile