A situação se agrava devido à onda de calor que tem afetado a região, levando o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a emitir um alerta para todo o estado de São Paulo, com exceção dos municípios litorâneos. As temperaturas em São Paulo devem ultrapassar os 30ºC até, pelo menos, o próximo sábado (14).
Diante desse cenário, o estado permanece em alto risco para incêndios até o final da semana, com previsão de temperaturas podendo chegar a 39ºC em algumas regiões nos próximos dias, de acordo com informações da Defesa Civil. Como medida de precaução, os parques estaduais de São Paulo permanecem fechados até o dia 29 de setembro, com exceção de partes concessionadas dos parques de Campos do Jordão e Cantareira, que seguem abertas.
Diante do calor extremo, é essencial que grupos mais vulneráveis, como idosos, crianças, grávidas e pessoas com doenças crônicas, redobrem os cuidados para evitar a desidratação e outros problemas de saúde decorrentes das altas temperaturas. A Defesa Civil recomenda atenção especial a esses grupos durante esse período de calor intenso.