Episódio de agressão entre candidatos à prefeitura de São Paulo gera repercussão e impacta nas intenções de voto das eleitoras

Segundo apurado pela coluna, o candidato Marçal acabou sofrendo uma fissura fina em uma das costelas do lado direito e um dedo machucado, depois de um episódio polêmico envolvendo o apresentador Datena. Nesse contexto, a postura de defesa de honra adotada por Datena, justificando sua ação em nome da memória da sogra, causou impacto até mesmo entre os mais “durões”.

Entretanto, a maioria das análises apontam que a estratégia de Marçal em tentar capitalizar o episódio, indo até o hospital, não foi bem sucedida. Ainda assim, Datena não deve conseguir transformar a cadeirada em votos, mas sai da situação um pouco mais fortalecido.

Para muitos marqueteiros e estrategistas, o episódio deixou uma péssima impressão entre as eleitoras, que avaliam que os líderes das pesquisas não possuem o controle e a serenidade necessária para governar a cidade. Nesse sentido, a candidata Tabata Amaral (PSB) pode tentar explorar esse ponto para conquistar mais eleitoras, alinhando-se ao discurso que já vinha adotando, embora suas chances sejam consideradas baixas, com apenas 8% nas intenções de voto no último Datafolha.

Apesar do aumento da rejeição, as campanhas dos candidatos devem continuar rebatendo provocações e apresentando propostas. Segundo algumas fontes, diante do clima que se instaurou, Ricardo Nunes (MDB) ou Guilherme Boulos podem passar a impressão de “culpa” ou “falta de conhecimento” se não responderem às agressões.

Assim, em meio a esse cenário conturbado, os desdobramentos políticos dessa situação ainda são incertos, mas uma coisa é certa: a disputa pela Prefeitura está longe de acabar e promete fortes emoções até o dia das eleições.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo