Repórter São Paulo – SP – Brasil

Ensino superior a distância quase alcança modalidade presencial em número de vagas, aponta análise do Ministério da Educação.

O ensino a distância (EAD) no Brasil tem ganhado cada vez mais espaço e conquistado um número significativo de matrículas no ensino superior. De acordo com dados apresentados pelo Ministério da Educação (MEC) no Censo da Educação Superior 2023, o número de estudantes matriculados em cursos a distância praticamente empatou com o número de matrículas no ensino presencial. Essa equiparação levanta a possibilidade de que o EAD ultrapasse o presencial ainda neste ano, caso a tendência de crescimento se mantenha.

Uma das principais razões para o aumento da procura pelo ensino a distância é a facilidade logística e os custos mais baixos em comparação com o ensino presencial. Os cursos remotos têm atraído mais alunos, porém, especialistas alertam para a necessidade de melhorar a fiscalização dessas graduações para garantir a qualidade do ensino, especialmente em áreas estratégicas como a formação de professores. Apesar disso, as faculdades EAD afirmam possuir uma boa estrutura e oferta de conteúdos.

O crescimento do EAD tem sido impulsionado, principalmente, pela pandemia de Covid-19, que restringiu atividades presenciais e estimulou a busca por alternativas de ensino à distância. Nos últimos anos, houve um aumento significativo no número de cursos de educação a distância, sinalizando uma mudança no cenário educacional do país.

O MEC tem trabalhado na reformulação das regras do EAD e suspendeu a criação de novos cursos na modalidade até 2025, visando aprimorar a qualidade do ensino a distância. A criação de uma agência para regular o ensino superior, anunciada pelo ministro, ainda está em processo de estudos e a expectativa é que um projeto de lei seja enviado ao Congresso até o final do ano.

Apesar das discussões em torno da qualidade do ensino a distância, os números mostram um crescimento expressivo dessa modalidade de ensino, o que demonstra uma mudança nas preferências dos estudantes e na forma como a educação superior é acessada no Brasil.

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