Repórter São Paulo – SP – Brasil

Empresas começam a cobrar por tempo ocioso de carros elétricos em tomadas públicas para reduzir impactos e garantir uso consciente.

Recentemente, uma nova tendência tem chamado a atenção dos proprietários de carros elétricos: a cobrança pelo tempo em que o veículo fica plugado em uma tomada pública após atingir 100% de carga na bateria. Empresas que oferecem o serviço de recarga, como os eletropostos Shell Recharge e a rede Volvo Recharge, estão implementando essa prática visando reduzir os impactos do tempo de espera e incentivar uma utilização mais consciente dos pontos de recarga.

A Raízen, empresa que controla a marca Shell, anunciou que os eletropostos Shell Recharge passarão a cobrar uma taxa por minuto a partir da próxima segunda-feira (16). O valor dessa taxa será estabelecido pelo proprietário da estação de recarga e poderá variar de ponto para ponto. A medida foi justificada pela Raízen como uma forma de proporcionar uma jornada de carregamento mais rápida aos motoristas.

A Volvo também adota a prática de cobrança pela ociosidade em sua rede Volvo Recharge. Após uma tolerância de 15 minutos após o término da recarga, uma tarifa de R$ 5 por minuto será aplicada nos eletropostos instalados em rodovias. Essa estratégia visa acompanhar o crescimento da frota de veículos elétricos e híbridos plug-in no país.

De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), as vendas de modelos 100% elétricos no Brasil apresentaram um crescimento de 112% no período de janeiro a agosto deste ano em comparação com o mesmo período do ano anterior. Com esse aumento da demanda, é esperado que mais pontos de recarga públicos se tornem pagos, com tarifas que variam de R$ 2 a R$ 4 por kWh.

Atualmente, o Brasil conta com 10.622 pontos de recarga públicos e semipúblicos, sendo a maioria do tipo AC, de carga lenta. No entanto, a massificação dos veículos eletrificados recarregáveis deve impulsionar a instalação de mais eletropostos pagos, o que representa um novo desafio para os proprietários de veículos elétricos que precisam recarregar seus carros fora de casa.

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