Empresa chinesa planeja construir turbina de energia eólica com altura de 330 metros, equivalente à Torre Eiffel de Paris.

A empresa chinesa Ming Yang Smart Energy anunciou nesta quarta-feira (18) que está planejando construir uma turbina de energia eólica que poderá ter cerca de 330 metros de altura, equivalente à famosa Torre Eiffel, em Paris. De acordo com um porta-voz da companhia, essa turbina forneceria incríveis 22 MW (megawatts) de energia e o diâmetro do rotor teria mais de 310 metros de altura. A estrutura da turbina precisará alcançar essa proporção para garantir que as pás não mergulhem na água, o que exigirá uma altura de aproximadamente 330 metros.

A construção dessa turbina gigante está prevista para ocorrer entre 2024 e 2025, e se tornará um marco na indústria de energia eólica. Vale ressaltar que em janeiro deste ano, a Ming Yang já havia revelado seus planos para construir uma turbina de 18 MW e 140 metros de diâmetro, que já era considerada a maior do mundo na época. Portanto, é notório o avanço e o investimento que a empresa chinesa está fazendo na área de energia renovável.

Além disso, a Ming Yang também divulgou recentemente o lançamento da sua maior turbina eólica terrestre, com capacidade de 11 MW e pás que podem cobrir uma área equivalente a seis campos de futebol. Essa turbina é um exemplo de como as turbinas de energia eólica estão se tornando cada vez maiores, visando reduzir os custos para os desenvolvedores e proporcionar uma maior capacidade de geração de energia.

No entanto, a tendência de aumento no tamanho das turbinas apresenta alguns desafios para os mercados, principalmente em relação às restrições de licenciamento e à logística. De acordo com a BloombergNEF, algumas turbinas em terra estão ficando tão grandes que não são mais viáveis em alguns mercados específicos.

Com todos esses avanços e investimentos em turbinas de energia eólica, a China se destaca cada vez mais como líder mundial na indústria de energias renováveis. O país está empenhado em reduzir sua dependência de combustíveis fósseis e em promover a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente.

É notável o impacto positivo que essas tecnologias inovadoras têm para o setor de energia e meio ambiente. A construção de turbinas de energia eólica cada vez maiores e mais eficientes é um passo importante para a transição para uma matriz energética limpa e sustentável. Espera-se que, no futuro, mais países sigam o exemplo da China e invistam em energias renováveis para garantir um futuro mais sustentável para o planeta.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo