Emirados Árabes planejam usar a COP28 da ONU para negociações de petróleo e gás, aponta documento vazado obtido pela BBC.

Emirados Árabes Unidos serão anfitriões das negociações climáticas da ONU em 2023 e já planejam fazer acordos de petróleo e gás, material vazado revela. Informações obtidas pela BBC mostram que o país-sede está se preparando para discutir acordos relacionados aos combustíveis fósseis com 15 nações, incluindo o Brasil, durante a COP28, a cúpula sobre mudanças climáticas. O órgão da ONU responsável pela conferência afirmou à BBC que espera que os anfitriões atuem sem vieses ou interesses próprios.

Documentos revelam que reuniões prévias à COP28 já têm planejadas discussões sobre acordos comerciais relacionados a petróleo e gás. A equipe dos Emirados Árabes não negou que pretende usar as reuniões marcadas durante a cúpula para negociações de acordos comerciais e afirmou que todas as reuniões são privadas. Eles, porém, se recusaram a comentar sobre o conteúdo das reuniões de planejamento e focaram em afirmar que o trabalho do país-sede se concentrou em “ações climáticas significativas”.

Os documentos, obtidos por jornalistas independentes, revelam que a equipe dos Emirados Árabes pretende se reunir com representantes de 27 diferentes governos antes da COP28. Estes documentos incluem “pontos de discussão” e propostas para as reuniões.

A empresa petrolífera estatal dos Emirados Árabes, a Adnoc, se mostrou disposta a avaliar oportunidades conjuntas de GNL em Moçambique, Canadá e Austrália, segundo os documentos. Além disso, a planificação indica intenções de negociar desenvolvimentos comerciais no setor de petróleo e gás, o que vai contra as propostas da Agência Internacional de Energia.

Especialistas apontam que a tentativa de fazer negociações comerciais durante a COP28 é uma violação grave dos padrões de conduta esperados. O presidente e sua equipe são responsáveis por buscar acordos comerciais paralelos que aumentarão as emissões globais de gases do efeito estufa, segundo análise de especialistas. As cúpulas COP são as reuniões mais importantes do mundo para discutir como enfrentar as alterações climáticas. A esperança é que a COP28 ajude a limitar o aumento da temperatura global a um máximo de 1,5°C, o que o órgão de ciência climática da ONU considera crucial para evitar os piores impactos relacionados às alterações climáticas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo