Repórter São Paulo – SP – Brasil

Em meio a desclassificações, parlamentares de esquerda despontam na votação do Prêmio Congresso em Foco 2024.

A desclassificação de diversos parlamentares de direita que enfrentam acusações criminais gerou um cenário favorável para a ascensão da esquerda na primeira parcial da votação do renomado Prêmio Congresso em Foco 2024. Num boletim divulgado às 15h30 desta quarta-feira (3), constatou-se que, àquela altura, deputados do Psol ocupavam sete das dez primeiras posições. Os outros três estavam distribuídos entre PDT, PT e PCdoB.

Na categoria “Melhores na Câmara”, a deputada Erika Hilton (Psol-SP) despontou na liderança, seguida por Sâmia Bomfim (Psol-SP) e Guilherme Boulos (Psol-SP), que também é pré-candidato à prefeitura de São Paulo. Já no Senado, sete dos dez primeiros colocados são petistas. De acordo com a primeira parcial, Fabiano Contarato (PT-ES) liderava, com Humberto Costa (PT-PE) e Paulo Paim (PT-RS) ocupando o segundo e terceiro lugar, respectivamente.

O processo de votação para eleger os melhores parlamentares do ano segue até o dia 31 e, até o fechamento do primeiro boletim, 281 mil votos foram validados após auditoria realizada interna e externamente, pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF).

Além da votação popular pela internet, um júri especializado e um grupo de 25 jornalistas que cobrem o Congresso também terão participação na seleção dos vencedores em diversas categorias. A cerimônia de premiação está marcada para o dia 29 de agosto, e novas parciais serão divulgadas em breve, seguindo o regulamento do prêmio.

É importante ressaltar que parlamentares envolvidos em processos de improbidade administrativa, acusações criminais perante a Justiça ou que tenham adotado posturas contrárias aos direitos humanos e ao Estado Democrático de Direito estão excluídos da premiação. Os critérios foram definidos após cuidadosa pesquisa realizada nas páginas de tribunais em todo o país, respeitando o princípio da presunção de inocência.

Caso ainda não tenha votado, acesse o link disponível para escolher seus representantes preferidos no Prêmio Congresso em Foco 2024 e acompanhe as próximas atualizações sobre a votação e os vencedores.

Sair da versão mobile