Eleições presidenciais em Ruanda: Presidente Paul Kagame deve ser reeleito em pleito histórico realizado conjuntamente com as legislativas.

A corrida presidencial em Ruanda para as eleições que ocorrerão em 15 de julho já começou oficialmente, com a abertura da campanha no último sábado (22). O atual presidente do país, Paul Kagame, que está no poder há 24 anos, é o favorito para ser reeleito. Cerca de 9,01 milhões de eleitores estão aptos a participar do pleito, que terá a novidade de ser realizado simultaneamente com as eleições legislativas.

Paul Kagame assumiu a presidência em 2000, após a renúncia de Pasteur Bizimungu, e desde então foi reeleito em três ocasiões, nas eleições de 2003, 2010 e 2017, sempre com uma margem superior a 90% dos votos. O seu domínio político no país é inquestionável e sua popularidade se reflete nos resultados expressivos que tem alcançado nas urnas.

No próximo dia 15 de julho, Kagame terá como adversários os mesmos concorrentes de 2017: o líder do Partido Democrático Verde, Frank Habineza, e o ex-jornalista Philippe Mpayimana. Nas eleições passadas, Kagame obteve uma vitória esmagadora com mais de 98,79% dos votos, enquanto Philippe Mpayimana ficou com 0,73% e Frank Habineza com 0,48%.

A expectativa é de que a reeleição de Kagame seja tranquila, considerando a sua longa permanência no poder e a popularidade que mantém entre os eleitores ruandeses. O país africano deve seguir sob a liderança do atual presidente, que já se consolidou como uma figura central na política local. A votação do próximo mês será mais uma etapa desse processo político contínuo em Ruanda.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo