Eleições municipais de 2024: 63 deputados federais registram candidaturas à prefeitura, sendo 15 do PT; PL é o segundo partido com mais candidatos.

Com o início das campanhas eleitorais para as eleições municipais de 2024 na última sexta-feira (19), a Câmara dos Deputados deve se movimentar ainda mais, uma vez que já conta com 63 nomes de parlamentares confirmados na disputa. O PT, partido do presidente Lula, se destaca como o partido com o maior número de deputados federais candidatos a prefeituras registrados na Justiça Eleitoral, totalizando 15 parlamentares.

Após as convenções partidárias da última semana, as siglas políticas definiram e oficializaram os nomes para concorrer ao pleito municipal. O prazo para divulgação do resultado final das candidaturas é até 16 de setembro, data em que todos os pedidos devem estar julgados e publicados, inclusive os impugnados e indeferidos.

Uma análise feita pelo Congresso em Foco revela que o PT quase dobrou o número de deputados candidatos às prefeituras em comparação com as eleições municipais anteriores. Dessa vez, 9 petistas disputaram cargos do Executivo municipal, sendo que apenas Margarida Salomão (MG) saiu vitoriosa e se tornou prefeita de Juiz de Fora (MG). Neste ano, os deputados petistas estão tentando cargos em cinco capitais do país.

Em contrapartida, a maior bancada da Câmara, o PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro, também apresenta um grande número de deputados candidatos a prefeitos. Um total de 11 parlamentares do partido buscam trocar o parlamento pelas prefeituras, sendo que também tentam cargos em cinco capitais do país.

Um aspecto importante a ser observado é a diminuição no número de candidaturas em relação aos pré-candidatos. Isso é evidenciado por casos como o do deputado Kim Kataguiri (União-SP), que anunciou a retirada de sua pré-candidatura à prefeitura de São Paulo por problemas internos em seu partido.

No Senado, apenas três senadores pretendem trocar o Legislativo pelo Executivo nas eleições municipais deste ano. A movimentação política também impacta a Casa, uma vez que alguns senadores se licenciaram de seus mandatos para auxiliar nas articulações políticas em seus estados durante o processo eleitoral. Esses são alguns dos aspectos a serem observados durante as eleições municipais de 2024.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo