Com mais da metade da nova pista liberada, os primeiros 14 quilômetros da rodovia, a partir de Mauá da Serra, já estão em pleno funcionamento, com tráfego normal. A extensão total da obra é de 27,07 km, com a pavimentação da pista nova em andamento nos trechos restantes, onde os veículos ainda circulam apenas na pista existente.
Algumas áreas estão com intervenções específicas, como as novas pontes sobre os rios Apucaraninha e Santa Cruz, onde o tráfego já está utilizando as estruturas da pista duplicada. Além disso, há uma rotatória em Tamarana, onde um novo viaduto está sendo construído, e um trecho entre o km 21,6 e 23, onde o tráfego foi desviado para a pista nova devido a uma correção de geometria na pista antiga.
A previsão é de que a duplicação seja concluída até o final do ano, com um investimento total de R$ 148.032.561,17. No entanto, condições climáticas adversas podem atrasar a finalização dos serviços. O projeto inclui ainda a implantação de retornos em nível, passa-faunas, sistema de drenagem de águas, nova sinalização e dispositivos de segurança viária.
A obra faz parte de um programa de conservação de rodovias do governo, que prevê um aporte de R$ 5,5 bilhões para melhorias em diversas estradas do estado. Com a duplicação da PR-445, espera-se um aumento na segurança e fluidez do tráfego, beneficiando os moradores e usuários da região.