Detalhes de golpe contra Allende planejado por Nixon e Kissinger vêm à tona; diplomacia dos EUA tem impacto enorme.

Nas últimas semanas, o mundo tem relembrado a vida e as ações do prêmio Nobel da Paz e ex-Secretário de Estado dos Estados Unidos, Henry Kissinger, após seu falecimento. As opiniões sobre o seu legado são controversas e dividem aqueles que reconhecem suas contribuições históricas e estratégicas das críticas feitas às suas políticas e ações que tiveram impacto negativo em várias partes do mundo.

Um de seus críticos, o historiador Greg Grandin, argumenta que é relevante separar a culpabilidade das coisas pelas quais Kissinger é pessoalmente responsável do lançamento de um sistema sobre o qual presidiu. Ele reconhece que Kissinger é pessoalmente responsável por muitas coisas, mas enfatiza a importância de pensar sobre como sua vida está conectada aos eventos históricos que moldaram os Estados Unidos desde as guerras no Vietnã até a invasão do Iraque.

Da mesma forma, novas informações sobre o papel de Kissinger em eventos como o golpe contra o presidente chileno Salvador Allende, planejado em conjunto com o então presidente Richard Nixon e magnatas do Chile, têm vindo à tona. Isso reforça as críticas feitas às suas políticas de intervenção em países do Sul Global em nome da segurança nacional dos Estados Unidos.

Apesar das críticas, Kissinger recebeu elogios por suas contribuições estratégicas, como sua participação na histórica visita de Nixon à China em 1971 e as negociações do “détente” com a União Soviética. Ele também foi consultor de 12 presidentes estadunidenses e teve um impacto duradouro nas relações internacionais, incluindo a negociação do Tratado de Livre Comércio com o México.

No entanto, as críticas não cessam, especialmente quanto à sua atuação como um dos principais arquitetos intelectuais por trás de violações significativas das normas de direitos humanos, intervenção e segurança internacional. O golpe no Chile e seu apoio a campanhas de bombardeios secretos no sudeste asiático são exemplos de sua conturbada história.

Após sua morte, surgiram informações sobre documentos oficiais previamente secretos que documentam o seu legado, incluindo intervenções em países estrangeiros e abusos criminosos durante o governo de Nixon.

Em suma, as opiniões sobre Henry Kissinger refletem a complexidade de seu legado. Ele foi um estrategista influente, mas também uma figura controversa, cujas ações tiveram consequências significativas em nível nacional e internacional. A discussão sobre o seu legado continuará a suscitar debates acalorados sobre seu impacto na história dos Estados Unidos e do mundo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo