Deputada do PSOL denuncia ameaça de morte com ofensas racistas e misóginas em e-mail recebido; caso é investigado pela Decradi.

A deputada estadual do Rio de Janeiro Renata Souza (PSOL) registrou um boletim de ocorrência nesta terça-feira, 11, após receber uma ameaça de morte por e-mail. O caso ocorreu na madrugada da última segunda-feira, 10, quando a mensagem ofensiva, repleta de conteúdo racista e misógino, foi enviada para o e-mail institucional da parlamentar na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

O remetente, que se identificou como menor de idade, afirmou na mensagem não ter medo de ser preso devido à sua suposta condição de menor. Além de proferir ofensas gravíssimas contra Renata Souza, como chamá-la de “macaca” e ameaçar com a divulgação do seu endereço, o autor da mensagem deixou claro seu objetivo de intimidar e calar a deputada.

Diante da gravidade do ocorrido, Renata Souza solicitou que a investigação seja realizada de forma rigorosa e rápida. A deputada destacou a seriedade do episódio, classificando a ameaça como uma forma de tentar silenciar sua representatividade política, especialmente por defender pautas ligadas ao feminismo negro e popular.

“Essa ameaça em si é uma violência política gravíssima. Diz sobre a intenção do seu autor não só de me assassinar, mas de assassinar tudo o que represento como mulher preta e cria da favela eleita parlamentar com a pauta do feminismo negro e popular”, declarou Renata Souza.

O caso foi encaminhado à Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi). A deputada segue firme no propósito de exercer seu mandato e defender suas convicções, mesmo diante desse ato de violência e tentativa de intimidação. É fundamental que a sociedade repudie atitudes desse tipo, que visam cercear a liberdade de expressão e ameaçam a integridade de pessoas que lutam por justiça e igualdade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo