Delegações colombianas negociam prorrogação de cessar-fogo enquanto embates continuam durante negociações de paz

Na semana passada, houve avanços nas negociações entre as delegações do Exército de Libertação Nacional (ELN) e o governo colombiano em relação à possibilidade de ampliar um cessar-fogo a partir de 30 de janeiro. Segundo relatos, o comandante da delegação negociadora do ELN, Pedro Beltrán, expressou a necessidade de uma “avaliação minuciosa” antes de considerar a ampliação da trégua, devido ao fato de que “as operações contra o ELN não cessaram”.

As discussões diplomáticas foram marcadas por embates, e Beltrán associou as operações paramilitares contra o grupo ao Clã do Golfo e às dissidências das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), afirmando que “ambos trabalham em conjunto com o exército colombiano”. Além disso, a última vez que a prorrogação da trégua entre o movimento guerrilheiro e o governo colombiano foi negociada foi em dezembro passado, no México, durante a quinta rodada de tratativas, quando o ELN declarou seu comprometimento em “suspender os sequestros para fins econômicos”.

Artigos relacionados

Vale ressaltar que as discussões rotativas de paz começaram na capital venezuelana de Caracas, em novembro de 2022, a pedido do presidente Gustavo Petro, que lançou um plano de Paz Total, com o objetivo de dialogar simultaneamente com vários grupos insurgentes e organizações criminosas.

Estas negociações foram marcadas por uma série de altos e baixos, com desentendimentos e necessidade de avaliações minuciosas para a ampliação da trégua. Os embates durante as negociações revelam as complexidades envolvidas na busca por um acordo de paz duradouro entre o ELN e o governo colombiano.

Assim, o processo de paz na Colômbia continua sendo um desafio complexo, com diversos atores e interesses envolvidos. A busca por uma trégua ampliada entre o ELN e o governo colombiano ainda requer avaliações minuciosas e diálogo constante para alcançar um acordo que traga estabilidade e segurança para a região.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo