Decisão histórica da Suprema Corte dos EUA em favor de Trump: Congresso decidirá sobre presença do ex-presidente nas cédulas.

No dia 4 de março de 2024, a direita brasileira acordou com uma decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos que animou muitos apoiadores de Donald Trump. O caso em questão era o julgamento do recurso de Trump contra decisões estaduais que o impediam de participar da eleição presidencial futura. De forma unânime, os juízes consideraram que cabe ao Congresso dos Estados Unidos a decisão de inclusão de nomes nas cédulas de votação, não às autoridades estaduais.

A unanimidade da decisão foi ressaltada, especialmente por incluir juízas do campo progressista em sua maioria. A frase da juíza Barrett, ressaltando que todos os nove juízes concordaram com o resultado do caso, foi destacada como uma mensagem importante para os americanos.

Por trás desse caso, encontra-se a influência da Federalist Society, uma instituição que promove uma visão conservadora do Direito nos Estados Unidos. O grupo é composto por advogados, magistrados, estudantes e professores de Direito e tem sido fundamental na formação dos juízes conservadores da Suprema Corte.

No entanto, a presença de uma entidade como a Federalist Society no Brasil ainda é um cenário distante. Enquanto nos Estados Unidos essa organização é financiada por doações de apoiadores e tem um papel significativo na formação de juristas conservadores, no Brasil a atuação nesse campo é limitada.

Os conservadores americanos valorizam o apoio a fundos de pesquisa e instituições acadêmicas que defendam seus ideais. Enquanto isso, no Brasil, a atuação conservadora se concentra principalmente nas redes sociais, o que pode não ser suficiente para promover uma real mudança no cenário político.

O caso Trump vs. Anderson serve como um alerta aos brasileiros sobre a importância de investir em áreas como a produção acadêmica e a formação de juristas e intelectuais alinhados com os ideais conservadores. A influência da Federalist Society nos Estados Unidos mostra como essas instituições podem ser relevantes na formulação e defesa de políticas públicas e ideológicas. É um exemplo a ser considerado e estudado no contexto brasileiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo