Com a enorme disponibilidade para a construção de novos projetos de energia renovável no Nordeste, os estados da região acreditam que seriam um local atrativo para a instalação de data centers. No entanto, a distância dos grandes centros de consumo e as dificuldades na rede de transmissão têm feito com que a região seja, na prática, apenas uma fornecedora de energia limpa para os data centers instalados no Sudeste.
Executivos do setor de tecnologia afirmam que as empresas colocam suas estratégias comerciais acima de qualquer impacto social. Por isso, optam por se instalarem no Sudeste, onde os clientes corporativos mais dispostos a investir na tecnologia de inteligência artificial estão concentrados. Instalar os data centers próximo aos clientes reduz a latência do serviço, melhorando a experiência do consumidor.
Apesar do potencial em mão de obra especializada e projetos de energia eólica no Nordeste, as empresas de tecnologia preferem o Sudeste devido à infraestrutura consolidada e aos incentivos fiscais oferecidos. A Microsoft e a Amazon, por exemplo, investiram em parques de energia eólica no Rio Grande do Norte, mas concentraram seus data centers em São Paulo.
A Casa dos Ventos, empresa do setor de energia eólica, negocia a ida de data centers de inteligência artificial para o Nordeste, especialmente para o Ceará. A ideia é oferecer descontos nas tarifas de transmissão e no pagamento de ICMS para empresas que se instalarem dentro de parques eólicos.
Porém, a capacidade de transmissão de energia na região do Nordeste ainda é um desafio para a instalação de data centers adaptados para IA. Projetos de data centers já protocolaram intenção de captar 3,5 GW até 2037 em todo o país, sendo a maioria em São Paulo. Autoridades do Nordeste pressionam o governo federal para chamar novos leilões de transmissão e conciliar a chegada de plantas de hidrogênio verde aos estados nordestinos.
Enquanto isso, os data centers continuam preferindo se instalar no Sudeste. A Atlas Renewable Energy, por exemplo, fechará contrato nos próximos dias com uma empresa de data centers do Sudeste para instalar placas solares em Minas Gerais. A preferência pela região se dá pelas características físicas e custos de transmissão de energia mais atrativos do que no Nordeste. A qualidade da rede é um critério fundamental para a escolha do local de instalação de data centers.