Daniel Alves enfrenta julgamento por acusação de estupro em Barcelona, com a presença de 28 testemunhas e possíveis desdobramentos.

O jogador Daniel Alves, acusado de estupro por uma jovem de 24 anos em uma boate em Barcelona, está aguardando pelo julgamento que será realizado nesta semana. A brasileiro está preso desde o dia 20 de janeiro de 2023 e a sentença pode demorar alguns dias a mais para ser divulgada.

O julgamento será feito em Barcelona e deve durar três dias, com a participação de 28 testemunhas, além da suposta vítima. O jogador será ouvido no primeiro dia do julgamento, juntamente com a jovem e seis testemunhas, enquanto o segundo dia será reservado para os demais depoimentos e o terceiro se destinado à apresentação de relatórios e conclusões.

Apesar de público, o julgamento será gravado e não será permitido que os jornalistas transmitam imagens ou áudios da sala do tribunal, com exceção do depoimento da jovem, que terá sua privacidade protegida por um biombo e sua voz distorcida.

A defesa da jovem e o Ministério Público pediram que o julgamento fosse feito a portas fechadas, porém, a solicitação foi negada pelos juízes. Eles proibiram a divulgação de informações que possam facilitar a identificação da mulher.

Segundo Ignacio González Vega, magistrado especialista em Código Penal, o julgamento não contará com um júri popular, sendo a decisão sobre a culpabilidade do réu tomada por três juízes. A expectativa é de que a sentença seja entregue em até cinco dias, podendo ser cortada pela metade se Daniel Alves for considerado culpado e atender algumas condições da Justiça.

O jogador, que não fez nenhum tipo de exame no dia do suposto crime, poderá alegar que estava embriagado no momento do ocorrido, o que poderia lhe garantir um atenuante. Além disso, a defesa do brasileiro já depositou uma quantia na Justiça, com auxílio de Neymar e de sua família, que poderá ser repassada à vítima caso ele seja considerado culpado.

Daniel Alves já mudou sua versão sobre a noite do suposto crime diversas vezes, o que pode ser apresentado como um fator no julgamento. A decisão dos três juízes não precisa ser unânime e a pena máxima para um estupro na Espanha é de 12 anos, tempo pedido pela acusação.

A expectativa é de que o desfecho deste julgamento atraia a atenção dos meios de comunicação e dos cidadãos, devido ao impacto midiático que o caso possui. Nos próximos dias, o desfecho de mais um processo envolvendo um jogador famoso deverá mobilizar o interesse da população.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo