Repórter São Paulo – SP – Brasil

Convocação de mesários para as eleições 2024 termina: saiba se você foi selecionado para atuar no pleito democrático.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) encerrou o prazo para a publicação dos editais com os nomes dos mesários e colaboradores convocados para atuar nas eleições de 2024. Os cartórios eleitorais realizaram as convocações por meio de diferentes formas de comunicação, como cartas, e-mails e aplicativos de mensagens instantâneas.

Caso haja alguma dúvida em relação à convocação, o TSE orienta os eleitores a entrarem em contato com o cartório eleitoral no qual estão inscritos ou consultarem o Diário da Justiça Eletrônico de seus respectivos estados. O portal da Justiça Eleitoral também concentra a relação dos tribunais regionais por estado, disponível para consulta.

No dia da votação, os mesários têm diversas funções, como identificar os eleitores, coletar assinaturas ou biometrias e entregar comprovantes de votação. Além disso, eles são responsáveis por registrar as ocorrências em ata e controlar a movimentação de pessoas durante o processo eleitoral. Já o presidente da mesa receptora de votos tem a responsabilidade de manter a ordem no local de votação e resolver quaisquer incidências, incluindo o uso da força pública, se necessário.

Os mesários convocados têm benefícios como folgas correspondentes ao período de convocação, possibilidade de critério de desempate em concursos públicos e atividades extracurriculares em universidades conveniadas com a Justiça Eleitoral. O prazo final para divulgação dos colaboradores que trabalharão em unidades de internação de adolescentes e estabelecimentos penais é 30 de agosto.

O primeiro turno das eleições está agendado para o primeiro domingo de outubro, dia 6, enquanto o segundo turno, em cidades onde houver, será realizado no dia 27 do mesmo mês. O pleito definirá prefeitos e vereadores em mais de 5.500 cidades, mobilizando mais de 150 milhões de eleitores em todo o país, conforme informações do TSE.

Sair da versão mobile