Repórter São Paulo – SP – Brasil

Confusão eleitoral: pesquisa aponta que 58% dos eleitores confundem Lula com Boulos, enquanto 18% apontam outros candidatos como apoiados pelo ex-presidente.

Uma recente pesquisa eleitoral revelou dados interessantes sobre o conhecimento dos eleitores em relação aos candidatos e seus apoios políticos. De acordo com o levantamento, 58% dos entrevistados sabiam que Lula apoia Guilherme Boulos, porém, surpreendentemente, 18% apontaram erroneamente que outros candidatos são os apoiados pelo ex-presidente. Um dado curioso é que 6% dos eleitores mencionaram Bebeto Haddad, do partido Democracia Cristã, em uma clara confusão com o nome do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Além disso, 23% dos entrevistados afirmaram não saber quem Lula está apoiando.

Essas informações ganham relevância quando observamos a estratégia de campanha do deputado federal Guilherme Boulos. Em sua primeira peça de propaganda no horário eleitoral, Boulos aparece ao lado do petista e da primeira-dama Janja, desfrutando de um bolo na casa do candidato do PSOL. O presidente Lula tem participação significativa na propaganda, ocupando metade do programa, que tem duração de dois minutos e 20 segundos.

Quando questionados sobre uma possível influência de Jair Bolsonaro nas eleições, 35% dos eleitores afirmaram que votariam ou considerariam votar em um candidato apoiado pelo ex-presidente. Por outro lado, 63% dos entrevistados afirmaram que não votariam de jeito nenhum em um candidato com o apoio de Bolsonaro.

Além disso, a campanha de Boulos tem se dedicado a destacar a presença da ex-prefeita Marta Suplicy como vice em sua chapa. Uma pesquisa da Escola de Sociologia e Política de São Paulo apontou que a presença de Marta como vice de Boulos é tão relevante quanto o apoio de Lula. Quando os eleitores são informados sobre a participação de Marta na chapa, a intenção de votos no segundo turno de Boulos aumenta de 36% para 46%. A presença de Lula também tem impacto positivo nas intenções de voto, levando Boulos a alcançar 46% de apoio.

Esses dados demonstram a importância dos apoios políticos e das estratégias de campanha na corrida eleitoral, evidenciando como esses elementos podem influenciar o cenário eleitoral e as intenções de voto dos eleitores.

Sair da versão mobile