Como fortalecer os dentes: Dicas de especialistas para ter um esmalte mais saudável e resistente.

Dentes fortes e saudáveis são o desejo de muitas pessoas, mas a tarefa vai além de escová-los duas vezes ao dia. Para ter um esmalte resistente e um sorriso bonito, é preciso ter uma série de cuidados, que envolvem desde a alimentação até a genética e a infância.

Os dentistas alertam que a resistência do esmalte dos dentes está diretamente relacionada a fatores ambientais que podem interromper sua formação e sua manutenção. Isabelle Chase, diretora do programa de residência em odontopediatria da Faculdade de Medicina Dentária de Harvard, destaca que problemas de esmalte estão associados a fatores como a deficiência de vitamina D, diabetes gestacional, desnutrição na infância, doenças na primeira infância e até mesmo situações pré-natais.

Além disso, a exposição a alimentos e bebidas ácidas também pode enfraquecer o esmalte dos dentes, tornando-os mais sensíveis ao calor e ao frio, e tornando a pessoa mais suscetível a cáries. O consumo frequente de alimentos que grudam nos dentes, como chocolate, e o refluxo ácido crônico ou vômitos frequentes também podem desgastar o esmalte.

Para fortalecer os dentes, os especialistas recomendam medidas como o uso de produtos com flúor, que unem cálcio e fósforo na saliva para tornar o esmalte mais resistente. Além disso, limitar o consumo de alimentos e bebidas ácidas, esperar um tempo antes de escovar os dentes após comer ou beber, e a realização de consultas regulares ao dentista também são cuidados fundamentais para prevenir a erosão do esmalte.

O chefe do departamento de biologia oral da Faculdade de Medicina Dentária da Rutgers, Daniel H. Fine, destaca ainda que a saliva desempenha um papel importante na prevenção de danos ao neutralizar o ácido na boca e revestir os dentes com minerais importantes que ajudam na remineralização.

Portanto, ter dentes brilhantes e bonitos vai além da escovação diária. Cuidados com a alimentação e a saúde bucal, uso de produtos com flúor e consultas regulares ao dentista são fundamentais para manter o esmalte forte e resistente à deterioração.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo