Repórter São Paulo – SP – Brasil

Comissão Europeia acusa rede X de enganar usuários com selo azul de verificação de contas e violar regras de transparência da UE

A Comissão Europeia divulgou em um comunicado nesta sexta-feira (12) uma denúncia grave envolvendo a rede social X. De acordo com a Comissão, a plataforma estaria enganando seus usuários por meio do sistema de verificação de contas com o selo azul, além de violar as regras da União Europeia em relação à transparência.

Segundo o comunicado, a investigação preliminar realizada pela Comissão apontou que a X estaria projetando e operando sua interface para contas verificadas de uma maneira que não condiz com as práticas da indústria. O órgão afirmou que essa conduta engana os usuários da rede.

A principal crítica da Comissão Europeia é em relação à facilidade com que qualquer pessoa pode se cadastrar para obter o selo de conta verificada. Para a instituição, essa prática impacta negativamente na capacidade dos usuários de tomarem decisões informadas sobre a autenticidade das contas na plataforma.

A denúncia levantada pela Comissão coloca em xeque a credibilidade da rede X e reforça a importância da transparência e veracidade das informações disponibilizadas nas redes sociais. Ainda não houve um posicionamento oficial da plataforma em relação às acusações feitas pela Comissão Europeia.

Esse caso levanta questões sobre a responsabilidade das redes sociais em garantir a autenticidade das contas verificadas e em promover a transparência nas suas operações. Espera-se que a X se pronuncie sobre as acusações e tome as medidas necessárias para corrigir as supostas irregularidades apontadas pela Comissão.

Sair da versão mobile