Chuvas intensas em Santa Catarina causam deslizamentos e deixam mais de 900 pessoas desalojadas e desabrigadas, oito cidades decretam emergência.

A Defesa Civil de Rio do Sul emitiu um alerta nesta semana para o alto risco de deslizamentos de terra, quedas de barreira e outras ocorrências associadas às chuvas intensas que têm atingido a região. O órgão orienta os moradores a ficarem atentos e, caso identifiquem alguma dessas situações, a informar imediatamente a Defesa Civil pelo telefone 199. Em casos mais graves, a recomendação é que as pessoas saiam do local o mais rápido possível para garantir a sua segurança.

A situação de desalojados e desabrigados em Santa Catarina se agravou após as chuvas intensas do último final de semana, chegando a um total de 987 pessoas afetadas. Os acumulados de chuva nos últimos três dias ultrapassaram os 230 milímetros, sendo que os municípios mais atingidos foram Vidal Ramos, Rio do Sul, Lontras, Botuverá e Taió.

Atualmente, são 271 desalojados e 716 desabrigados na região atingida pelas chuvas. Rio do Sul é o município com o maior número de desabrigados, totalizando 478 pessoas nessa situação. Além disso, outras oito cidades também têm moradores fora de suas casas, como Blumenau, Presidente Getúlio, Taió, Pouso Redondo, São João Batista, Lontras e Agronômica.

Devido à gravidade da situação, oito cidades decretaram situação de emergência: Passo de Torres, Sombrio, São João do Sul, Balneário Gaivota, Jacinto Machado, Maracajá, Araranguá e Rio do Sul. A Defesa Civil continua monitorando a região e prestando assistência às famílias afetadas, buscando minimizar os impactos das chuvas intensas que têm ocorrido em Santa Catarina.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo