China habilita frigorífico da Somave Agroindustrial para exportar carne de aves do Brasil em meio a embargo por doença de Newcastle.

A China autorizou o frigorífico da Somave Agroindustrial, localizado em Cidade Gaúcha (PR), a iniciar a exportação de carne de aves para o país. A notícia foi divulgada pela Administração-Geral de Alfândegas da China (GACC), agência aduaneira do país. A habilitação foi concedida na última quarta-feira, 7 de julho, e faz com que o frigorífico se junte a outros 58 estabelecimentos brasileiros autorizados a exportar produtos avícolas para a China.

Ao longo deste ano, a China já habilitou 38 novos estabelecimentos de proteína animal do Brasil, sendo oito deles destinados à carne de aves. No entanto, a habilitação da Somave Agroindustrial ocorre em um momento delicado, já que atualmente a exportação de carne de frango para a China está suspensa devido a um caso de doença de Newcastle em uma granja comercial no Rio Grande do Sul.

O governo brasileiro aguarda a liberação formal da GACC para que as exportações de frango possam ser retomadas. Por ora, a autoridade sanitária chinesa informou ao Ministério da Agricultura que as exportações de produtos avícolas do Brasil serão liberadas, com exceção do Rio Grande do Sul. No entanto, a liberação formal dos embarques ainda é necessária. As exportações de carne de frango brasileira para a China estão suspensas desde o dia 18 de julho.

A expectativa agora é que, com a habilitação da Somave Agroindustrial e a liberação iminente das exportações, o mercado brasileiro possa retomar suas operações com a China e fortalecer ainda mais a parceria comercial entre os dois países no setor de carne de aves.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo