Chávez pede que soldados venezuelanos reflitam e depositem as armas

Em uma mensagem direcionada aos soldados venezuelanos, o então comandante Hugo Chávez expressou seu apreço e gratidão pela lealdade e valentia demonstrada por eles. Em suas palavras, ele reconheceu que, apesar dos esforços, os objetivos traçados pelo movimento militar bolivariano não foram alcançados na capital Caracas.

Chávez pediu aos soldados que refletissem sobre a situação e deponham as armas, indicando que os objetivos estabelecidos a nível nacional eram inalcançáveis. Este evento ocorreu em 1992 e levou à prisão de centenas de oficiais, suboficiais e soldados.

O movimento planejava a dissolução do Congresso e das Assembleias Legislativas, a suspensão de todas as privatizações, e o controle sobre a livre circulação de capitais, entre outras medidas. Apesar do fracasso, Chávez acumulou força política e popularidade, evidenciada por um nível de confiança da população de até 64%.

Após o evento, o presidente então em exercício, Carlos Andrés Pérez, foi afastado do cargo por desvio de fundos, o que levou a sua condenação a prisão domiciliar. Chávez, por sua vez, foi libertado em 1994 e passou a construir as bases do que mais tarde se tornaria o processo revolucionário. Ele introduziu uma dinâmica de trabalho de base direta com a população, fortalecendo sua posição e influência política.

O governo atual, em 2024, preparou marchas em comemoração ao evento, com o grupo chavista organizando uma caravana até a capital venezuelana. Enquanto isso, a opositora María Corina Machado, convocou manifestações contra o governo, não apenas na Venezuela, mas fora do país também.

A oposição planeja usar a data histórica para criticar o chavismo, acusando o movimento de ter surgido de um golpe de Estado. Esta contramarcha visa colocar em debate o ano eleitoral, expondo a base violenta do chavismo e tentando atingir uma votação livre e justa.

Nem o governo nem a oposição desistem de suas estratégias, e a população venezuelana é quem vive os desdobramentos das movimentações políticas. A história do país é marcada por eventos como o de 1992 e as manifestações atuais que buscam influenciar o futuro do país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo