CEO da Fraport Brasil admite troca de asfalto e sub-base no Aeroporto de Porto Alegre após inundação, com previsão de retorno em dezembro.

O Aeroporto Internacional Salgado Filho, localizado em Porto Alegre, enfrenta um desafio monumental após ter sido atingido por uma inundação no mês passado. Andreea Pal, CEO da Fraport Brasil, concessionária responsável pelo aeroporto, admitiu que será necessário substituir o asfalto e a sub-base da pista de pouso e decolagens, que foram completamente submersos durante o desastre natural.

Em uma entrevista concedida à rádio Gaúcha, Pal revelou que a espessura do asfalto em algumas partes da pista chega a 60 centímetros. A estimativa da CEO é que as obras de reconstrução da sub-base, feita de uma mistura de cimento, e do asfalto comecem em dezembro, o que pode atrasar a retomada das operações no aeroporto.

Tanto a Fraport Brasil quanto o governo federal projetam a possibilidade de reabrir parcialmente o aeroporto na segunda quinzena de dezembro. Após uma vistoria minuciosa, foi determinado que a limpeza da pista e das instalações internas do aeroporto é o primeiro passo para avaliar os danos causados pela inundação.

O processo de avaliação dos danos inclui testes e sondagens do pavimento da pista, que serão enviados para análise técnica. A CEO da Fraport Brasil mencionou que estão sendo realizados furos na pista para verificar o estado do asfalto na parte inferior. Todo o material retirado está sendo submetido a testes em laboratórios para identificar a resistência do asfalto após semanas de inundação.

O custo total estimado para as obras de recuperação do aeroporto devido à inundação é de cerca de R$ 1 bilhão, valor que está sendo compartilhado com o governo federal. A Fraport possui um seguro contra enchentes, porém o valor de cobertura de R$ 130 milhões não é suficiente para as despesas. A CEO afirmou que a concessionária está em diálogo com a Anac sobre o reequilíbrio econômico-financeiro do contrato do aeroporto.

O aeroporto Salgado Filho está fechado desde maio e a recuperação completa das operações ainda demandará tempo e investimento significativo.

Com a incerteza do retorno das atividades aeroportuárias, é crucial aguardar a conclusão das avaliações técnicas para determinar o cronograma e os custos necessários para a reabertura do aeroporto. A população e as autoridades aguardam ansiosas por novas atualizações sobre a situação do Aeroporto Internacional Salgado Filho em Porto Alegre.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo