Repórter São Paulo – SP – Brasil

Carta de Pierre de Coubertin a Hitler revela vínculos entre os dois em novo livro lançado esta semana.

Em uma descoberta surpreendente, uma carta de Pierre de Coubertin, conhecido como o promotor dos Jogos Olímpicos modernos, endereçada a Adolf Hitler em 1937 foi revelada em um livro lançado recentemente. Segundo o autor da obra, essa carta demonstra a existência de “bastantes vínculos entre os dois homens”.

A carta em questão foi encontrada nos arquivos do Terceiro Reich pelo historiador alemão Hans Joachim Teichler. Este pesquisador, especializado na história do esporte na Alemanha no século XX, descobriu o documento que lança luz sobre uma possível relação entre Coubertin e Hitler, contrariando versões anteriores apresentadas pela família Coubertin e pelo Comitê Olímpico Internacional.

O jornalista Aymeric Mantoux, autor do livro intitulado ‘Pierre de Coubertin, l’homme qui n’inventa pas les Jeux olympiques’ (Pierre de Coubertin, o homem que não inventou os Jogos Olímpicos), explicou à imprensa que a carta traz à tona essas conexões inesperadas entre o fundador dos Jogos Olímpicos modernos e o líder nazista.

Essa revelação levanta questões sobre o papel de Coubertin em relação a Hitler e ao regime nazista, bem como sobre a história dos Jogos Olímpicos e sua possível influência política. A investigação de Teichler e a publicação do livro de Mantoux certamente irão gerar debates e análises sobre essa nova perspectiva da relação entre esses dois personagens históricos.

Assim, essa descoberta reacende o interesse na vida e no legado de Pierre de Coubertin, além de lançar novas luzes sobre os bastidores dos Jogos Olímpicos e suas conexões surpreendentes com figuras controversas da história mundial.

Sair da versão mobile