Repórter São Paulo – SP – Brasil

Campeões olímpicos Marie-José Perec e Teddy Riner acendem a pira na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris

Na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris-2024, que aconteceu nesta sexta-feira (26), dois gigantes do esporte francês tiveram a honra de acender a pira olímpica: a ex-atleta Marie-José Perec e o judoca Teddy Riner. Ambos são campeões olímpicos em suas respectivas modalidades e representam o que há de melhor no esporte do país.

Marie-José Perec, conhecida carinhosamente como “Marie-Jo”, é uma figura lendária na história do atletismo francês. Mesmo após 30 anos de suas conquistas na pista, ela continua viva na memória do povo francês. Perec é a única atleta francesa a conquistar três títulos olímpicos, sendo campeã nos 200 metros em Barcelona-1992 e nos 200 metros e 400 metros em Atlanta-1996. Além disso, ela teve a honra de ser a porta-bandeira da delegação francesa nos Jogos de 1996.

Aos 56 anos, Marie-José Perec declarou que os Jogos Olímpicos são a sua vida. Seu nome era um dos mais cotados para ser o último a carregar a tocha no revezamento durante a espetacular cerimônia de abertura de Paris-2024, que ocorreu às margens do Rio Sena. Nascida na Guadalupe, a ex-atleta é uma inspiração para muitos e seu legado no esporte é inegável.

Junto a ela, o judoca Teddy Riner, outro ícone do esporte francês, teve a responsabilidade de acender a pira olímpica. Com um currículo recheado de conquistas, Riner é considerado um dos maiores judocas de todos os tempos e sua participação na cerimônia de abertura trouxe ainda mais brilho ao evento.

Em suma, a participação de Marie-José Perec e Teddy Riner na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris-2024 foi um momento marcante e simbólico para o esporte francês, celebrando a trajetória de dois grandes atletas que fizeram história em suas respectivas modalidades.

Sair da versão mobile