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Campanha #CarrinhoLivre promove debates sobre reforma tributária e seu impacto no orçamento familiar e liberdade de escolha.

Reforma tributária: campanha #CarrinhoLivre alerta sobre impacto no orçamento familiar

A reforma tributária é um dos temas mais discutidos no Congresso atualmente. Enquanto o debate avança, uma campanha chamada #CarrinhoLivre ganha destaque ao integrar a população nas discussões sobre as possíveis mudanças e suas consequências para o orçamento familiar. A iniciativa visa educar a população sobre o impacto da reforma tributária, especialmente em relação aos preços de alimentos e bebidas nos supermercados.

De acordo com os organizadores da campanha, a intenção é garantir que os cidadãos tenham o direito de escolher o que colocar em seus carrinhos de compras, sem que isso resulte em um aumento dos preços. A mensagem central da campanha é que a reforma tributária é necessária, mas não deve resultar em cobranças extras que afetem o dia a dia das famílias.

A campanha, denominada #CarrinhoLivre, é uma iniciativa da Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e Bebidas Não Alcoólicas (Abir), Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia), Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi), e Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab).

Atualmente, a reforma tributária propõe unificar os tributos brasileiros. A intenção é reduzir a complexidade do sistema e simplificar os impostos. Atualmente, cinco tributos são cobrados na área de serviço e comércio: Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), Programa de Integração Social (PIS), Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins), Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e Imposto Sobre Serviços (ISS). Com a reforma, esses cinco impostos seriam substituídos por apenas dois: a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) para substituir o IPI, PIS e Cofins, no âmbito federal; e o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) para unir o ICMS e o ISS, com gestão dos Estados e dos municípios.

No entanto, a campanha #CarrinhoLivre levanta preocupações sobre os possíveis impactos dessa reforma. A proposta alerta para a possibilidade de aumento da carga tributária em alimentos e bebidas, o que, por sua vez, resultaria em um encarecimento desses produtos nos supermercados. A campanha defende o diálogo entre governo e sociedade, buscando conscientização em vez de restrições, para garantir a liberdade de escolha dos consumidores.

De acordo com Victor Bicca, presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e Bebidas Não Alcoólicas (Abir), é fundamental que a reforma tributária preserve a liberdade de escolha dos brasileiros e não aumente a carga tributária sobre alimentos e bebidas. Bicca também destaca que um aumento nos preços dos produtos nos carrinhos de supermercado pode impactar as vendas e, consequentemente, gerar desemprego em vários setores da cadeia produtiva.

A indústria de alimentos e bebidas é de suma importância para a economia do país, sendo responsável por 58% do processamento de toda a produção agropecuária brasileira. Além disso, o setor emprega 1,9 milhão de trabalhadores diretos, em mais de 38 mil empresas, gerando no total 19,5 milhões de empregos em toda cadeia produtiva.

A campanha #CarrinhoLivre também disponibiliza em seu site oficial informações sobre o impacto financeiro da tributação de alimentos e bebidas, reforçando a importância da liberdade de escolha dos brasileiros sobre o que consumir. Além disso, os visitantes do site podem acessar uma petição pública em defesa da campanha, que visa dar voz, unir e fortalecer a sociedade brasileira para que todos possam manifestar suas opiniões individuais.

Diante desse cenário, a campanha #CarrinhoLivre segue atuando para conscientizar a população e buscar garantir que a reforma tributária não resulte em onerações para as famílias, principalmente no que diz respeito ao acesso a alimentos e bebidas, fundamentais para a qualidade de vida de todos os brasileiros.

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