Buscas por milhas atingem recorde em 2023, segundo Google Trends, impulsionadas pela crise da 123milhas

O interesse em programas de milhas alcançou um recorde de pesquisas em 2023, de acordo com informações do Google Trends. Esta marca histórica é fruto de uma compilação de dados desde 2004, ano do início da série histórica da plataforma. As pesquisas por programas de milhas praticamente dobraram nos últimos dois anos.

Os programas de milhagem têm sido cada vez mais valorizados pelos consumidores, já que oferecem a possibilidade de acumular pontos que podem ser trocados por passagens aéreas, assentos mais confortáveis, produtos eletrônicos, ingressos de shows, ou até mesmo convertidos em reais e recebidos como cashback.

A popularização de influenciadores que oferecem cursos e dicas nas redes sociais sobre a compra e venda de milhas também ajudou a impulsionar o interesse por esse tópico, segundo André Coelho, coordenador de projeto da FGV (Fundação Getulio Vargas) e especialista em turismo. Coelho também atribui o aumento das buscas ao incidente envolvendo a 123milhas, o que colocou o tema em evidência no ano passado.

A Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF) relata um crescimento no percentual de pessoas que realizam compras em marcas que oferecem fidelidade ou benefícios, passando de 72% em 2022 para 85,2% em 2023. Paulo Curro, diretor executivo da associação, destaca que o aumento se deve à diversificação do portfólio das companhias, que ampliaram as oportunidades de acúmulo e resgate de pontos/milhas. Além das passagens aéreas, empresas oferecem diárias em hotéis, produtos eletrônicos, serviços, descontos e cashback.

As perguntas mais buscadas sobre milhas no Brasil nos últimos 12 meses incluem questões sobre como comprar milhas, como acumular milhas, como ganhar milhas com cartão de crédito, como trocar pontos por milhas, como vender milhas, como comprar passagem com milhas, qual é o melhor programa de milhas e quantas milhas são necessárias para viajar. Cada uma dessas dúvidas expõe a importância que as milhas têm alcançado na sociedade, com consumidores buscando maneiras de aproveitar ao máximo os benefícios das milhagens.

A pandemia de Covid-19 e a crise provocada pela 123milhas e sua parceira, a HotMilhas, trouxeram reflexões sobre os riscos associados à venda e compra de milhas. O alerta de Coelho destaca que tanto os vendedores quanto os compradores de milhas enfrentam riscos devido à falta de garantia nas negociações.

Em relação à avaliação individual dos programas de milhagem, Paulo Curro observa que a escolha do melhor programa depende do perfil de cada consumidor. Há programas individuais e programas de coalizão, que oferecem benefícios específicos de acordo com o ambiente em que são utilizados.

Com o aumento do interesse e da valorização dos programas de milhagem, é essencial que os consumidores estejam informados sobre as melhores práticas e possíveis riscos associados à compra e venda de milhas. A busca por oportunidades de acumular e resgatar pontos/milhas deve ser feita com consciência e alinhada às regras e regulamentos estabelecidos pelas empresas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo