Brasileiros enfrentam fila de 2,5 km para cruzar fronteira com Paraguai no primeiro dia da Black Friday em Foz do Iguaçu

No primeiro dia da Black Friday, brasileiros enfrentam longas filas para cruzar a fronteira com o Paraguai. A fila na Ponte da Amizade chegou a atingir 2,5 quilômetros, e o tempo de espera variava de duas a três horas nos horários de pico. O congestionamento se deu em pleno feriado devido à megapromoção para atrair turistas que visitam Foz do Iguaçu.

A alta do dólar não afugentou os consumidores, que lotaram as lojas em busca de descontos e preços mais em conta, acenando para a cotação mais vantajosa de R$ 4,99 no pix. Entretanto, é importante salientar que o pagamento no pix pode ter acréscimo de taxas, como 3% em uma das lojas.

Artigos relacionados

Além da promessa de descontos de 30% a 70%, os comerciantes oferecem sorteios, wi-fi nas ruas e calçadão exclusivo para pedestres. Porém, é preciso estar atento para a cota de compras que é de US$ 500, com imposto de 50% sobre o excedente.

Os turistas enfrentaram também filas nas lojas para comprar, pagar e retirar os produtos. Um consumidor passou horas para realizar sua compra e retirada, mas acabou declarando que “pelo transtorno, não compensa”. Embora alguns produtos tenham se esgotado no primeiro dia da promoção, o movimento superou as expectativas dos comerciantes, indicando uma recuperação do comércio em Ciudad del Este, afetado pela pandemia.

A expectativa é movimentar mais de US$ 300 mil nesta Black Friday, superando os US$ 260 mil do ano anterior. A polícia está presente nas ruas para evitar golpes e garantir a segurança dos consumidores, mesmo com seis queixas registradas na quarta-feira em relação a pagamentos via pix e valor dos estacionamentos. A promoção segue até o sábado, com a perspectiva de atrair cerca de 100 mil pessoas para as lojas, que colocaram todos os itens em promoção, exceto os de grande demanda, como Iphone, Xiaomi e JBL.

Com preços mais em conta, diversidade de produtos e medidas de segurança, a Black Friday se mostra como um alívio para o comércio de Ciudad del Este, que enfrentou grandes desafios durante a pandemia. Esta edição da promoção conta com a participação de 80 das 2.500 lojas da cidade, que foram selecionadas com base na confiabilidade dos produtos e do estabelecimento.

A movimentação e o interesse dos consumidores mostram que, apesar dos obstáculos, a Black Friday continua atraindo multidões em busca de descontos e promoções vantajosas. O evento fortalece o comércio local e dá esperanças de recuperação para um setor que foi duramente impactado pela crise.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo