Repórter São Paulo – SP – Brasil

Brasil vota a favor da resolução da ONU que pede reconhecimento da Palestina como Estado soberano e amplia direitos palestinos.

No mês de maio, houve um importante avanço na questão Palestina, com o Brasil exercendo seu papel de destaque ao patrocinar e votar a favor de uma resolução que pede o reconhecimento desse território como um Estado soberano. Além disso, a resolução visa à entrada da Palestina nas Nações Unidas e busca ampliar os direitos dos palestinos dentro do organismo internacional.

Porém, é importante ressaltar que, apesar desse ato significativo, a adesão plena dos palestinos como membros da ONU ainda não foi garantida, uma vez que tal decisão precisa passar pelo Conselho de Segurança, onde os Estados Unidos já vetaram a proposta. Mesmo assim, a Palestina, que agora possui o status de observador, conquistou um espaço simbólico entre os demais Estados na Assembleia Geral.

Com essa nova classificação, a delegação palestina passa a ter uma série de direitos, como o de se sentar entre os países da ONU em ordem alfabética, apresentar propostas e emendas, fazer declarações em nome de um grupo de países, co-patrocinar propostas, entre outros. Essa mudança representa um avanço significativo para a Palestina em sua participação nas atividades da ONU.

É importante ressaltar que, no momento da votação da resolução em maio, a Palestina obteve o apoio de 143 países, inclusive o Brasil. Apenas 9 nações, como os EUA, Israel e Argentina, votaram contra a proposta, enquanto outros 25 países optaram pela abstenção. Esse amplo apoio internacional demonstra a relevância da resolução e a importância do reconhecimento da Palestina como Estado soberano.

Sair da versão mobile