Brasil supera marca de cem medalhas no Pan de Santiago em competição marcada por erro na marcha atlética feminina.

Neste domingo (29), o Brasil alcançou a marca de cem medalhas conquistadas nos Jogos Pan-Americanos de Santigo. As competições do dia foram marcadas pelo erro na medição do percurso da disputa feminina de marcha atlética, o que resultou na quebra de recordes. Apesar disso, o país obteve vitórias importantes em várias modalidades.

Na prova masculina de marcha atlética, Caio Bonfim repetiu o resultado de 2019 e ficou em segundo lugar, sendo superado pelo equatoriano David Hurtado, que levou o ouro. Em uma prova emocionante, com tempos muito próximos, Hurtado completou o percurso ajustado em 1h19m20s, seguido por Caio Bonfim com 1h19m24s. O mexicano Andrés Olivas ficou em terceiro lugar com o tempo de 1h19m56s.

O grande destaque do dia foi a canoagem slalom, em que o Brasil conquistou três medalhas de ouro. Ana Sátila alcançou seu terceiro título consecutivo na categoria C1 feminina, somando agora cinco medalhas em Jogos Pan-Americanos. Além disso, ela também venceu o ouro no caiaque cross, mesma categoria na qual Guilherme Mapelli obteve a vitória na disputa masculina.

Outra modalidade que rendeu vitórias importantes para o Brasil foi o judô. Gabriel Falcão conquistou o ouro na categoria até 73 kg, após seu companheiro de equipe, Daniel Cargnin, ter sofrido uma lesão na semifinal e decidido não lutar na final, abrindo caminho para Falcão. Na categoria até 81 kg, Guilherme Schmidt venceu o chileno Jorge Pérez e conquistou mais um ouro para o país. Já Ketleyn Quadros ficou com o bronze na categoria até 63 kg feminina.

Na maratona aquática, Ana Marcela Cunha, campeã olímpica nos Jogos de Tóquio-2021, conquistou a medalha de prata e foi acompanhada no pódio pela brasileira Viviane Jungblut, que ficou com o bronze. A americana Ashley Twichell foi a vencedora da prova.

Além dessas modalidades, o Brasil também conquistou medalhas no hipismo e no tênis. Marcio Jorge levou a prata na final individual do hipismo, enquanto o time brasileiro ficou com o bronze na disputa por equipes. No tênis, Thiago Monteiro venceu Gustavo Heide na chave simples e ficou com o bronze.

Com essas vitórias, o Brasil ultrapassou a marca das cem medalhas conquistadas nos Jogos Pan-Americanos de Santigo. O país soma agora 31 ouros, 39 pratas e 33 bronzes, totalizando 103 medalhas. Os atletas brasileiros seguem em busca de mais conquistas nas próximas competições.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo