Repórter São Paulo – SP – Brasil

Brasil exporta 3,6 milhões de sacas de café em fevereiro, com EUA liderando destinos no 1º bimestre de 2024

Café brasileiro teve aumento significativo nas exportações em fevereiro de 2024. De acordo com o relatório estatístico mensal do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), houve um crescimento de 48,9% nos embarques em comparação com o mesmo mês do ano anterior. O total exportado foi de 3,626 milhões de sacas de 60 kg.

Esse aumento também se refletiu na receita cambial, com um incremento de 47,2% em relação ao ano anterior, atingindo US$ 757,3 milhões. No acumulado dos oito primeiros meses da safra 2023/24, as exportações chegaram a 30,689 milhões de sacas, gerando um rendimento de US$ 6,069 bilhões, representando avanços de 24,3% em volume e 6,1% em receita.

Destaca-se que nos dois primeiros meses de 2024, as remessas de café do Brasil ao exterior cresceram 44,9%, totalizando 7,654 milhões de sacas. A variedade mais exportada foi o café arábica, representando 79,38% do total, seguido pela canéfora, que teve um aumento expressivo de 531,4% em relação ao ano anterior.

O presidente do Cecafé, Márcio Ferreira, ressaltou que o Brasil teve o melhor fevereiro na história para as exportações de conilon e robusta. Ele também mencionou que o cenário global, com os conflitos geopolíticos no Mar Vermelho, traz preocupações em relação aos impactos nos embarques de café, já que os preços dos fretes estão subindo e os congestionamentos nos portos continuam atrasando os embarques.

Em relação aos principais destinos do café brasileiro, os Estados Unidos lideraram o ranking nos dois primeiros meses de 2024, seguidos pela Alemanha, Bélgica, e outros países que aumentaram suas aquisições. O Porto de Santos se manteve como o principal exportador dos cafés do Brasil, mesmo com os gargalos logísticos enfrentados.

O relatório completo das exportações dos cafés do Brasil, no primeiro bimestre de 2024, está disponível no site do Cecafé. A indústria cafeeira brasileira continua a se destacar no mercado internacional, impulsionando a economia do país e mantendo sua posição como um dos principais fornecedores globais de café.

Sair da versão mobile