Brasil encerra participação histórica nos Jogos de Paris com 20 pódios e novos desafios para Tóquio-2028

Nos Jogos Olímpicos de Paris, o Brasil encerrou sua participação no último sábado (10) com a conquista da prata no futebol feminino e do bronze no vôlei feminino. Com essas medalhas, o país chegou ao total de 20 pódios, sendo três ouros, sete pratas e dez bronzes. Mesmo sem mais brasileiros na disputa no último dia da Olimpíada, que ocorrerá no domingo (11), já é possível afirmar que esse foi o desempenho do Brasil em 2024.

Comparado com os Jogos de Tóquio-2020, que agora servem como parâmetro a ser batido, a performance em Paris deixa a desejar em alguns aspectos. Em Tóquio, o Brasil conquistou sete ouros, o maior número de medalhas (21), ficou em 12º no quadro geral e teve 13 modalidades diferentes subindo ao pódio. Em 2024, o destaque foi a queda no número de ouros, que ficou em apenas três, igualando o desempenho de outras edições como Atlanta (1996), Pequim (2008) e Londres (2012).

No entanto, Paris fica atrás apenas de Tóquio no total de medalhas conquistadas. Essa é a segunda edição consecutiva em que o Brasil atinge a marca de 20 pódios. Ainda é necessário aguardar o encerramento dos Jogos para saber em que posição o país ficará no quadro de medalhas, mas já se sabe que onze modalidades foram medalhistas, número menor que Tóquio e Rio, onde doze esportes subiram ao pódio em casa.

A cerimônia de encerramento dos Jogos está marcada para este domingo (11) no Stade de France, às 16h (horário de Brasília). O Comitê Olímpico do Brasil anunciou que a dupla Duda e Ana Patrícia, campeãs olímpicas no vôlei de praia, terão a honra de carregar a bandeira do país no evento. Assim, a delegação brasileira se despede de Paris com um saldo de 20 medalhas, consolidando sua participação nos Jogos Olímpicos de 2024.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo