Repórter São Paulo – SP – Brasil

Boulos articula ações para responsabilizar Enel por apagão que deixou milhares sem energia em São Paulo

Na segunda-feira (6), o deputado federal Guilherme Boulos, do PSOL-SP, anunciou uma série de ações que têm como objetivo cobrar explicações e apurar responsabilidades pelo apagão que ocorreu em várias cidades do estado de São Paulo nos últimos dias.

Boulos, que é vice-presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados, convocou uma audiência pública para a próxima quarta-feira (6) com a Enel, a concessionária responsável pela distribuição de energia na capital paulista e em outros 23 municípios da região metropolitana. Além da Enel, representantes da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e da Arsesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos do estado de São Paulo) também serão convidados a prestar esclarecimentos.

O deputado ressaltou a importância de apurar e responsabilizar os culpados por essa situação, afirmando que é inadmissível que a cidade mais rica da América Latina deixe milhões de pessoas sem energia por quatro dias seguidos.

Outra ação planejada por Boulos é uma diligência nas subestações da Enel que foram danificadas durante o apagão. Essa diligência será realizada por meio da Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados, e uma reunião com a Arsesp também está prevista.

Em nota, Boulos criticou o fato de a Enel ter demitido 36% de seus colaboradores entre 2019 e o terceiro trimestre deste ano, enquanto o número de consumidores atendidos aumentou 7% no mesmo período. Segundo o deputado, empresas estratégicas como as de água e luz não podem ficar reféns da lógica que coloca acionistas em primeiro lugar em detrimento das necessidades da população.

A Enel, por sua vez, afirmou em nota que já restabeleceu a energia para 83% dos clientes afetados pelo apagão, e que está trabalhando para normalizar o fornecimento para quase a totalidade dos clientes até terça-feira (7/11). A empresa também ressaltou que tem realizado um volume recorde de investimentos desde que adquiriu a Eletropaulo, o que tem contribuído para a melhora dos indicadores de qualidade e eficiência da companhia.

Além das repercussões do apagão, o GP de São Paulo de F1, realizado no autódromo de Interlagos no domingo (5), contou com a interpretação do hino nacional brasileiro pela cantora Ludmilla. O ex-jogador Cafu também marcou presença no evento, assim como a apresentadora Ana Clara.

Sair da versão mobile