Desde a última conversa, que ocorreu em 15 de fevereiro, Biden tem demonstrado crescente preocupação em relação ao número de mortos palestinos e à grave situação humanitária que assola Gaza devido à operação militar israelense em resposta aos ataques do Hamas. A comunidade internacional tem acompanhado de perto os desdobramentos desse conflito, que já dura meses e tem gerado repercussões em diversas partes do mundo.
Durante a ligação, Biden e Netanyahu discutiram os “últimos acontecimentos em Israel e Gaza, incluindo a situação em Rafah e os esforços para aumentar a ajuda humanitária”, de acordo com comunicado oficial da Casa Branca. Mais detalhes sobre o teor da conversa não foram inicialmente divulgados, mas espera-se que novas informações sejam disponibilizadas em breve.
A retomada do diálogo entre os líderes das duas nações é vista como um passo necessário para buscar soluções que possam frear a violência na região e buscar uma saída pacífica para o conflito. É fundamental que as partes envolvidas busquem o caminho do diálogo e da negociação para evitar um agravamento da situação e para garantir a segurança e o bem-estar da população local.
A comunidade internacional permanece atenta aos desdobramentos e espera que a aproximação entre Estados Unidos e Israel possa contribuir para criar condições para a construção de um ambiente mais pacífico e estável na região. A diplomacia e a busca por soluções negociadas são essenciais para superar os desafios e promover a paz duradoura entre Israel e Palestina.