Repórter São Paulo – SP – Brasil

Beetlejuice abre a 81ª edição do Festival de Veneza com sequência aguardada pelos fãs após cinco anos de sucesso

O festival de cinema de Veneza deste ano está sendo marcado por uma mistura incomum de produções hollywoodianas e independentes, com um vilão da DC Comics abrindo o prestigiado evento italiano. O filme “Os Fantasmas Ainda Se Divertem – Beetlejuice Beetlejuice”, sequência do clássico assinado por Todd Burton, marca o início da 81ª edição do festival, embora não faça parte da competição.

Entre os destaques da competição pelo Leão de Ouro está “Coringa: Delírio a Dois”, que retorna ao perturbado Arthur Fleck e sua relação com a Arlequina, interpretada por Lady Gaga. Também na competição está o filme “The Room Next Door”, de Pedro Almodóvar, que aborda a relação entre duas amigas e o processo de reatar os laços familiares.

Outros filmes competindo pelo prêmio principal incluem “Queer”, de Luca Guadagnino, baseado em um livro do americano William S. Burroughs, e “Campo di Battaglia”, de Gianni Amelio. Além disso, o festival conta com a presença de realizadores renomados, como Walter Salles, que apresenta “Ainda Estou Aqui”, e Wang Bing, com o desfecho de sua trilogia sobre os efeitos da economia nas relações sociais em “Youth (Homecoming)”.

O Brasil está bem representado no festival, com filmes como “Manas”, de Marianne Brennand, e “Alma do Deserto”, de Mônica Taboada-Tapia, sendo exibidos em mostras paralelas. Além disso, há a presença de “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Montenegro e Selton Mello.

No júri deste ano, o Brasil também marca presença com Kleber Mendonça Filho, ao lado de figuras como Isabelle Huppert e James Gray. O festival ainda reserva homenagens a realizadores e artistas como Claude Lelouch, Sigourney Weaver e Peter Weir, que receberão o Leão de Ouro em reconhecimento às suas contribuições para a indústria do cinema.

Em suma, o festival de Veneza deste ano promete uma diversidade de produções e uma competição de alto nível, com um mix de filmes comerciais e independentes, representando ricas narrativas e variedade cultural. Um evento que celebra a arte cinematográfica em sua mais ampla e diversificada forma de expressão.

Sair da versão mobile