Baleia espiã Hvaldimir é encontrada morta no mar na Noruega; causa da morte será investigada por biólogos marinhos

A descoberta do corpo da baleia Hvaldimir boiando no mar causou surpresa e consternação entre os estudiosos da vida marinha. O biólogo marinho Sebastian Strand, que monitorava o mamífero em nome da ONG Marine Mind, foi quem informou sobre o triste acontecimento em uma entrevista à NRK, revelando que a morte de Hvaldimir ainda não teve sua causa esclarecida.

Hvaldimir, um exemplar masculino pesando mais de 1.200 kg e medindo 4,2 metros de comprimento, havia sido avistado pela primeira vez em abril de 2019 nas águas do norte da Noruega. O que chamava a atenção dos observadores era o fato de o animal possuir uma espécie de coleira com o que parecia ser uma pequena câmera, além de uma marca que indicava “equipamento de São Petersburgo”. Esses elementos levaram algumas pessoas a levantarem a hipótese de que Hvaldimir poderia ser uma “baleia espiã”.

De acordo com Strand, a baleia era vista com frequência nas águas norueguesas e tinha o hábito de interagir de forma amigável com os seres humanos. A proximidade com as pessoas fez com que ganhasse certa popularidade e despertasse a curiosidade daqueles que acompanhavam sua jornada.

A morte de Hvaldimir levanta questões sobre a importância da preservação da vida marinha e da necessidade de estudos mais aprofundados para entender as causas que levaram ao falecimento deste exemplar. O corpo do mamífero será submetido a exames para tentar esclarecer o que levou à sua morte e contribuir para o conhecimento sobre as baleias e a vida marinha em geral.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo