Aumento das taxas de envio de contêineres entre Ásia, Europa e EUA devido a ameaças no Mar Vermelho.

Aumento nas taxas de envio de contêineres de curto prazo devido a redução da capacidade pela ameaça às embarcações no Mar Vermelho

As taxas de envio de contêineres de curto prazo entre a Ásia, a Europa e os Estados Unidos têm aumentado devido à redução da capacidade causada pelas ameaças às embarcações de carga no Mar Vermelho. Segundo a Freightos.com, uma plataforma de reserva e pagamento de carga, o transporte de mercadorias em um contêiner de 40 pés da Ásia para o norte da Europa ultrapassou os US$ 4.000, um aumento de 173% em relação ao período anterior aos desvios iniciados em meados de dezembro. O custo para transportar mercadorias da Ásia para o Mediterrâneo aumentou para US$ 5.175, e algumas transportadoras anunciaram preços acima de US$ 6.000 para essa rota a partir de meados de janeiro. As tarifas da Ásia para a costa leste da América do Norte subiram 55%, para US$ 3.900 por um contêiner de 40 pés.

Os serviços da Ásia para o norte da Europa e para o Mediterrâneo custam agora mais do que o dobro dos níveis de janeiro de 2019, mas ainda estão bem abaixo dos picos durante a pandemia de Covid-19. As companhias de navegação aumentam seus preços quando a capacidade está sobrecarregada e adicionam sobretaxas pelo tempo extra que leva para entregar as mercadorias e durante períodos mais movimentados do ano. Segundo Judah Levine, chefe de pesquisa da Freightos, “A demanda pode estar aumentando à medida que os remetentes começam a antecipar o transporte de volumes para compensar os tempos de trânsito mais longos e se preparar para o feriado do Ano Novo Lunar na China no início de fevereiro, o que poderia aumentar o risco de congestão.”

A disparada das taxas faz parte das consequências de uma desaceleração no tráfego do Canal de Suez, que caiu mais de um quarto nos últimos dias, à medida que as embarcações tomam rotas mais longas para evitar ataques de mísseis dos militantes Houthi, apoiados pelo Irã, no Iêmen. Enquanto explosões perto do túmulo do comandante iraniano Qassem Soleimani ameaçam ampliar o conflito no Oriente Médio, Teerã disse que os ataques foram realizados para punir sua postura em relação a Israel, embora os EUA tenham afirmado que nem Israel nem eles próprios estavam envolvidos.

A redução do tráfego no Mar Vermelho tem sido observada desde 16 de dezembro, e, de acordo com o FMI, o Mar Vermelho é uma rota de navegação “sistemicamente importante” que lida com mais de 19.000 embarcações por ano. A disparada das taxas também impacta os mercados de petroleiros, com algumas altas principalmente para embarcações que transportam combustíveis refinados, como gasolina e diesel. Os ganhos para navios que transportam combustíveis refinados do Mediterrâneo para o Japão via canal subiram de cerca de US$ 8.000 por dia no início de dezembro para US$ 26.000 esta semana. As condições de navegação permanecem desafiadoras e o mercado continua a enfrentar incertezas devido aos eventos geopolíticos e ameaças à segurança marítima.

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