Repórter São Paulo – SP – Brasil

Atacante Raphinha fica fora por lesão e treinador Fernando Diniz tem várias opções para substituí-lo na seleção brasileira

O atacante Raphinha, titular da seleção brasileira nas últimas partidas das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026 contra Bolívia e Peru, sofreu uma contusão no jogo do Barcelona e ficará fora dos gramados por cerca de um mês. Com isso, é esperado que ele seja cortado em breve pelo treinador interino do Brasil, Fernando Diniz, que também anunciará o substituto para os jogos deste mês contra Venezuela e Uruguai.

Diniz pode optar por convocar alguém que não seja atacante, mas é mais provável que chame um jogador que atue na frente. Entre as opções disponíveis, seria interessante dar uma oportunidade a um jovem mostrar seu talento nos treinamentos e, eventualmente, ter uma chance de entrar no decorrer das partidas.

Uma das opções seria Marcos Leonardo, de 20 anos, que tem se destacado no Campeonato Brasileiro e é um dos artilheiros do Santos. Outra opção seria Endrick, de 17 anos, considerado a revelação do Palmeiras e já negociado com o Real Madrid.

Além desses jovens talentos, existe a possibilidade de Pedro, de 26 anos, do Flamengo, regressar ao elenco da seleção brasileira. Pedro esteve com o Brasil na Copa do Qatar, no ano passado, e é uma opção válida para ocupar a vaga de Raphinha. No entanto, alguns torcedores do Flamengo prefeririam ver Bruno Henrique com a camisa amarela.

Vale ressaltar que existe uma certa restrição a jogadores que ultrapassam a marca de 30 anos, pois se considera que fisicamente podem não aguentar o ritmo de jogo. Entre os jogadores de frente convocados por Diniz para os jogos deste mês, o mais velho é Neymar, de 31 anos.

Fora do país, há jogadores que também merecem ser considerados, como Anderson Talisca, de 29 anos, que atua no Al Nassr, da Arábia Saudita, e tem se destacado. Outro jogador é Malcom, de 26 anos, que defende o Al Hilal, também da Arábia Saudita, e foi convocado por Ramon Menezes, interino anterior da seleção.

Existem também opções mais jovens, como João Pedro, de 22 anos, que joga na Inglaterra e tem se destacado pelo Brighton, e Gabriel Martinelli, de 22 anos, do Arsenal, que foi convocado para os jogos contra Bolívia e Peru, mas ainda se recupera de lesão muscular. Na Espanha, há Savinho, de 19 anos, ex-Galo e destaque do Girona.

Por fim, existem jogadores que têm se destacado em ligas menos conhecidas, como Anderson Lopes e Tiago Orobó, ambos de 29 anos, que atuam no Japão e Coreia do Sul, respectivamente, Klauss, de 26 anos, que joga nos Estados Unidos, e Caio Lucas, de 29 anos, que atua nos Emirados Árabes Unidos.

Apesar das opções disponíveis, é improvável que todos esses jogadores sejam considerados por Diniz. Resta esperar pela convocação oficial e ver quem será o escolhido para substituir Raphinha nas próximas partidas da seleção brasileira.

Sair da versão mobile