Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprova projeto de multa para quem portar drogas em espaços públicos no estado.

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou, por ampla maioria, um projeto de lei que estabelece multa para quem portar ou utilizar drogas em espaços públicos no estado. Com apenas um voto contrário, 39 deputados aprovaram a medida, que agora aguarda a análise do governador Jorginho Mello.

O projeto prevê a aplicação de uma multa equivalente a um salário mínimo (R$ 1.412) para aqueles que forem flagrados com drogas ilícitas em locais públicos próximos a órgãos públicos, instituições ou construções, incluindo ruas e parques. Metade dos recursos arrecadados com as multas serão destinados ao Fundo Estadual para Melhoria da Segurança Pública, 25% ao Fundo Estadual Antidrogas e os outros 25% para o Fundo Estadual da Saúde.

O governador Jorginho Mello manifestou apoio à medida em suas redes sociais, afirmando que é necessário combater o uso de drogas na sociedade. O relator do projeto, deputado Jessé Lopes, ressaltou que a aprovação da lei contribuirá com o trabalho da polícia no combate às drogas, criticando a recente decisão do Supremo Tribunal Federal que descriminalizou o porte de maconha para uso pessoal no Brasil.

No entanto, houve uma voz discordante na Assembleia Legislativa, representada pelo deputado Marquito, do Psol. Ele argumentou que a proposta é inconstitucional, já que envolve um tema de competência federal. Marquito defendeu que o debate sobre drogas deve ser mais amplo e embasado em inteligência, pesquisa e investigação.

Com a aprovação do projeto de lei, Santa Catarina se posiciona de forma mais rígida em relação ao uso e porte de drogas em espaços públicos, seguindo uma tendência de endurecimento das leis nesse sentido.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo