Apopulação de São Paulo sofre com falta de energia elétrica há mais de 35 horas e cobra explicações da Enel

Após 35 horas sem energia elétrica, moradores de bairros em São Paulo estão lotando a Enel de mensagens questionando a demora para o restabelecimento do serviço. A concessionária concentra o maior número de clientes sem luz após o temporal que atingiu a capital na sexta-feira (3). Segundo a Enel, a cidade foi a mais afetada pelo temporal, com 1,4 milhão de consumidores sem energia, sendo que neste sábado o serviço foi restabelecido para 400 mil.

Os moradores também estão reclamando do prefeito Ricardo Nunes (MDB) e do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). Eles relatam casos de comida estragando nas geladeiras, falta de respostas sobre o serviço, luz restabelecida em alguns bairros e não em outros, e suposto “sumiço” das equipes de manutenção.

Até o jornalista Tadeu Schmidt, atual apresentador do Big Brother Brasil, ficou sem energia elétrica. Ele relatou nas redes sociais que precisou ir à casa de uma amiga para assistir a final da Copa Libertadores. Schmidt chamou o problema de “a saga do blecaute” e sugeriu que alguém o convidasse para ver a partida ou emprestasse um gerador.

A Enel alega que o vendaval de sexta-feira, acompanhado de forte temporal, foi o mais forte registrado em sua área de concessão nos últimos anos e causou graves danos na rede de distribuição de energia. A empresa afirma que as equipes trabalham intensamente para reconstruir os trechos destruídos e que estão priorizando os casos mais críticos, como serviços essenciais.

Em resposta às reclamações, a Enel publicou no seu site fotos que mostram os pontos de destruição na rede de distribuição. A empresa também informa que o reparo é complexo nos locais mais impactados e que há a necessidade de substituição de cabos, postes e transformadores.

O prefeito Ricardo Nunes visitou o Centro de Operações da Enel e afirmou que São Paulo não registrava rajadas de vento com mais de 100 km/h desde 1995. Ele destacou a queda de 128 árvores apenas no Parque do Ibirapuera e ressaltou o trabalho intensivo para restabelecer o serviço o mais rápido possível. Segundo Nunes, 1.470 funcionários foram destacados para atuar na área de corte e poda de árvores, e 1.900 no serviço de limpeza.

O governador Tarcísio de Freitas lamentou as seis mortes causadas pelo evento climático e destacou o trabalho da Defesa Civil, dos bombeiros e da Sabesp, que está trabalhando para restabelecer o fornecimento de água em locais afetados pelas quedas de energia.

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