Repórter São Paulo – SP – Brasil

Ana Patrícia e Duda fazem história com o ouro no vôlei de praia em Paris-2024 e colocam o Brasil no top 20 das Olimpíadas

Na noite memorável aos pés da Torre Eiffel, Ana Patrícia e Duda fizeram história ao conquistarem a medalha de ouro no vôlei de praia feminino, tornando-se as primeiras brasileiras a alcançarem esse feito nas Olimpíadas desde Atlanta 1996. Esta vitória evitou que o Brasil encerrasse o dia fora do top 20 do quadro qualitativo de medalhas de Paris-2024.

Se a dupla tivesse garantido a prata, o país teria terminado a sexta-feira na 23ª colocação, caindo quatro posições em relação ao dia anterior. No entanto, com a conquista do ouro, o Brasil ultrapassou os europeus Bélgica, Bulgária, Romênia, Suécia e Ucrânia no quadro de medalhas, ocupando a 17ª posição ao final do dia, com três ouros, seis pratas e nove bronzes.

Além da vitória de Ana Patrícia e Duda, outros destaques brasileiros no dia foram Isaquias Queiroz, que conquistou a prata pela manhã em uma emocionante competição, e Alison dos Santos, também conhecido como Piu, que levou o bronze à tarde, repetindo o feito de Tóquio-2020.

No topo do quadro de medalhas, Estados Unidos e China estão empatados com 33 ouros, sendo os americanos os líderes pelo número de pratas. A jornada olímpica dos brasileiros nesta sexta-feira também contou com a participação em diversas outras modalidades. No atletismo, Alison dos Santos conquistou o bronze nos 400 metros com barreiras, enquanto Almir dos Santos alcançou a 11ª colocação no salto triplo. No revezamento 4×400 metros, a equipe brasileira não conseguiu vaga para a final.

Na canoagem velocidade, Isaquias Queiroz teve uma performance impressionante e conquistou a prata nos 1.000 metros da canoa simples (C1). Já na ginástica rítmica, a brasileira Bárbara Domingos chegou à final individual, terminando na décima posição.

Em outras modalidades, como levantamento de peso, lutas, maratona aquática e taekwondo, os atletas brasileiros também tiveram participações destacadas, demonstrando garra e determinação em suas respectivas competições. No entanto, foi a vitória de Ana Patrícia e Duda no vôlei de praia que brilhou intensamente e encheu o Brasil de orgulho nesta jornada olímpica em Paris-2024.

Sair da versão mobile