Repórter São Paulo – SP – Brasil

“Amor de Perdição” de Camilo Castelo Branco: Um Clássico de Amor Proibido e Superação em Nova Edição da Coleção Folha

O amor sempre foi um tema recorrente na história da literatura mundial, trazendo consigo elementos dramáticos que causam grande impacto nos leitores. Um exemplo marcante desse tipo de história é o romance “Amor de Perdição”, do escritor português Camilo Castelo Branco (1825-1860). Assim como a famosa obra “Romeu e Julieta”, de William Shakespeare, “Amor de Perdição” narra um amor proibido em razão da rivalidade entre as famílias, além da rebeldia do casal contra a separação que lhes é imposta e um final trágico.

No livro, o leitor é apresentado a Simão e Teresa, dois jovens que enfrentam uma série de obstáculos para ficarem juntos. A paixão intensa entre eles é correspondida, mas as famílias de ambos são inimigas, algo que remete à rivalidade entre os Capuleto e Montéquio em “Romeu e Julieta”. Toda essa tragédia é envolvida em uma escrita que reflete as circunstâncias da vida do próprio autor, Camilo Castelo Branco, que estava preso por um crime de adultério quando escreveu a obra.

É interessante notar como o autor, mesmo bebendo na fonte dramática de Shakespeare, conseguiu imprimir seu próprio estilo e tintas na narrativa de “Amor de Perdição”. Apesar das diferenças culturais, é possível observar uma certa universalidade nas histórias de amor e tragédia, que, de uma forma ou de outra, atravessam as barreiras do tempo e do espaço.

A Coleção Folha Clássicos da Literatura Luso-Brasileira, da qual “Amor de Perdição” faz parte, traz obras de grandes escritores portugueses e brasileiros, em edições de capa dura, levando ao público a riqueza e a diversidade da literatura dessas duas nações. Com um total de 30 livros, a coleção promete transportar os leitores para universos literários enriquecedores e cativantes.

Para os interessados em adquirir a coleção, os valores e formas de compra variam, mas é possível encontrar os volumes tanto no site oficial da coleção, como nas bancas e por telefone. Com uma grande diversidade de obras e autores, a Coleção Clássicos da Literatura Luso-Brasileira oferece uma oportunidade única de explorar e apreciar o rico universo literário dos dois países.

Sair da versão mobile