Os primeiros A321XLR da American Airlines estão programados para operar em voos transcontinentais com origem no aeroporto John F. Kennedy, em Nova York, para destinos como Los Angeles e São Francisco. Eles substituirão os atuais A321-200, que possuem uma configuração premium, proporcionando uma experiência aprimorada para os passageiros.
Em uma segunda etapa, a companhia planeja alocar a variante em rotas transatlânticas e sazonais, bem como utilizar as aeronaves para a abertura de novos destinos. Além disso, os A321XLR complementarão as novas frequências de destinos atendidos com aviões de fuselagem larga (widebody), ampliando a capacidade da American Airlines de atender à demanda de seus clientes.
Em termos de desempenho, o A321XLR tem um alcance de 4.700 milhas náuticas, o equivalente a 8.704 quilômetros. Isso representa um acréscimo de 700 milhas náuticas em comparação com a variante LR. Além disso, a aeronave tem capacidade para transportar até 220 passageiros, o que possibilita a abertura de novas rotas e a adequação da capacidade à demanda em trechos já existentes.
A Airbus tem a expectativa de que a certificação da aeronave ocorra no segundo trimestre deste ano, com a primeira entrega do bimotor programada para o quarto trimestre. É importante destacar que a irlandesa Aer Lingus pode se tornar a primeira companhia aérea a receber o modelo, o que demonstra o interesse e a confiança do mercado no potencial do A321XLR.
Em resumo, a chegada do Airbus A321XLR representa um marco significativo para a American Airlines, uma vez que a companhia busca modernizar e expandir sua frota de aeronaves para atender às necessidades dos passageiros e se manter competitiva no mercado da aviação. Com seu desempenho aprimorado e capacidade de alcance, o A321XLR promete impulsionar a operação da companhia em diversas rotas, proporcionando uma experiência de viagem ainda mais satisfatória para os clientes.