Repórter São Paulo – SP – Brasil

Alerta vermelho no Paraná: 26 municípios em risco de tempestades severas nesta quinta-feira, alerta Inmet.

Neste dia 24 de junho, vinte e seis municípios do Paraná estão sob alerta vermelho devido ao risco de tempestades. Segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as cidades em situação de alerta estão localizadas nas regiões sudoeste e centro-sul do estado. Na região de Apucarana, as instabilidades já começaram durante a madrugada, registrando um acumulado de 20 mm de chuva.

O Inmet aponta que essas cidades podem sofrer com ventos superiores a 100 km/h, queda de granizo e chuvas intensas de até 60 mm por hora ou 100 mm por dia, até as 17 horas. Por conta desses fenômenos climáticos, há o alerta para possíveis cortes de energia elétrica, estragos em plantações, quedas de árvores e alagamentos.

Esse alerta de tempestade é resultado do ciclone extratropical que deve se formar entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul, de acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar). A previsão é de tempo mais instável na faixa norte do Paraná, com pancadas de chuva e trovoadas em diversas regiões do estado.

Para Apucarana, a previsão do tempo indica continuidade das instabilidades, com riscos de tempestades ao longo do dia. É importante que a população esteja atenta e tome as devidas precauções diante desse cenário adverso.

As cidades em alerta para tempestades no Paraná são: Ampére, Barracão, Bela Vista da Caroba, Bom Jesus do Sul, Bom Sucesso do Sul, Clevelândia, Enéas Marques, Flor da Serra do Sul, Francisco Beltrão, Manfrinópolis, Mariópolis, Marmeleiro, Nova Esperança do Sudoeste, Pato Branco, Pérola d’Oeste, Pinhal de São Bento, Planalto, Pranchita, Realeza, Renascença, Salgado Filho, Salto do Lontra, Santa Izabel do Oeste, Santo Antônio do Sudoeste, Verê e Vitorino.

A recomendação é que a população esteja atenta às atualizações dos órgãos meteorológicos e siga as orientações de segurança para evitar possíveis danos causados pelas tempestades.

Sair da versão mobile