Alerta de enchente no Rio Grande do Sul: Governador pede evacuação imediata do Vale do Taquari antes da elevação do rio.

O estado do Rio Grande do Sul enfrenta uma situação de extrema urgência devido às fortes chuvas que atingem a região. A Defesa Civil e o governador Eduardo Leite, do PSDB, fizeram um alerta para os moradores do Vale do Taquari na noite desta quarta-feira (1º), solicitando que deixassem as áreas de risco e procurassem abrigos públicos ou locais seguros para se protegerem da elevação das águas do rio, prevista para a madrugada.

Segundo informações da Defesa Civil, a quantidade de água recebida pelo rio ultrapassou de forma excepcional a cota de inundação, colocando em risco a vida e a segurança da população local. O governador Leite, em vídeo publicado nas redes sociais, alertou que a situação pode ser ainda pior do que a registrada em setembro do ano anterior.

As cidades de Santa Tereza, Muçum, Roca Sales, Arrio do Meio, Encantado e Lajeado são algumas das áreas que tiveram orientação de evacuação. O governador enfatizou a importância de as pessoas deixarem suas casas e buscarem locais seguros, garantindo que a prioridade é a segurança da população.

Para aqueles que não possuem alternativas de abrigo, foi recomendado que busquem informações na Defesa Civil local sobre abrigos públicos, rotas de fuga e pontos de segurança. Além disso, Leite solicitou o apoio das Forças Armadas para enfrentar essa que considera ser uma “situação de guerra”, responsável por dez mortes e 21 pessoas desaparecidas desde o início das chuvas.

Diante do cenário de emergência, o presidente Lula, do PT, anunciou uma viagem ao Rio Grande do Sul para acompanhar as ações de resgate e definir medidas para ajudar o estado a superar essa crise. A presença das Forças Armadas e a solidariedade da população são fundamentais para enfrentar essa situação de calamidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo