1,49 milhão de motoristas de caminhão e ônibus não realizaram o exame toxicológico, segundo levantamento da Senatran

Levantamento realizado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) revelou que aproximadamente 1,49 milhão de motoristas das categorias C, D e E, que englobam veículos como caminhões e ônibus, não realizaram o exame toxicológico. O teste tem como objetivo identificar o uso de substâncias psicoativas, e os motoristas que estão com o teste vencido ou ainda não realizaram o exame têm até o próximo dia 28 para regularizar a situação. Caso contrário, estarão sujeitos a uma multa de R$ 1.467,35 e sete pontos na carteira nacional de habilitação.

Esta medida foi sancionada pelo presidente Lula em junho de 2023, retomando a obrigatoriedade do exame toxicológico para condutores profissionais. De acordo com a legislação, o exame deve ser realizado a cada 30 meses. Os dados da Senatran referentes a motoristas com habilitação válida foram compilados até o dia 3 de janeiro deste ano e encaminhados ao setor de toxicologia da rede de laboratórios privados Hermes Pardini, que é um dos estabelecimentos credenciados para a realização do teste.

O exame toxicológico tem a capacidade de detectar o consumo de substâncias psicoativas até 90 dias antes da sua realização. Até 27 de dezembro, 1,6 milhão de motoristas estavam com o teste vencido. É importante ressaltar que em 2022, o então presidente Jair Bolsonaro editou uma medida provisória suspendendo a exigência da multa até julho de 2025, o que contribuiu para o aumento do número de motoristas com o exame pendente.

Diversos atores, como Marcelo Serrado, Dani Calabresa, Carla Diaz e Lucas Lima, marcaram presença na estreia do musical “O Jovem Frankenstein” no Teatro Bradesco, em São Paulo, na semana passada. Este evento cultural foi prestigiado por várias personalidades e demonstrou a importância do teatro para o entretenimento e a cultura.

Estes dados revelados pelo levantamento da Senatran demonstram a necessidade de conscientização dos motoristas profissionais sobre a importância da realização do exame toxicológico. Além disso, o cumprimento da lei é fundamental para garantir a segurança no trânsito e evitar acidentes causados pelo consumo de substâncias psicoativas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo